Fica a memória embora para os mais velhos.
15/07/2011
“O Pajem” e “Andorinha”
Fica a memória embora para os mais velhos.
11/07/2011
Citroen GS Break
O automóvel Citroen GS Break foi produzido entre os anos de 1970 e 1986. Tornou-se rapidamente um carro popular e logo em 1971 foi eleito o Carro Europeu do Ano. Com o seu irmão GSA, na época e para a sua gama, foi considerado um dos carros mais avançados tecnologicamente
A fábrica da Citroen em Portugal, localizada em Mangualde, entre outras fábricas noutros países, também assegurava a montagem.
Quando terminou o seu reinado, sucederam-lhe os modelos Citroen BX e Citroen ZX.
É verdade que a Citroen sempre primou por modelos algo exôticos, mas que sempre foram populares e eficientes. Quase todos os modelos dos anos 60 e 70 são hoje verdadeiros clássicos, desejados pelos amantes dos carros antigos e revivalistas, desde o clássico 2 cavalos até ao não menos famoso “boca-de-sapo”, o Citroen DS.
Seja como for, influência ou não, um dos meus actuais carros é um Citroen.
06/07/2011
50 anos depois…
A nossa memória de hoje não tem nada de especial a não ser que pretende recordar que após a publicação da revista “Crónica Feminina” Nº 241, passam hoje precisamente 50 anos. Foi publicada a 6 de Julho de 1961.
A capa, como era recorrente na revista e na época, traz uma noiva sorridente, com o seu vestido branco e ramo de flores, identificada como “uma gentil noiva, leitora e amiga de “Crónica Feminina: a Ex.ma senhora D. Graciette da Conceição Estevens Algarvio da Silva Monteiro, fotografada no dia do seu casamento”.
Uma noiva com um nome de respeito, digna de uma princesa de sangue azul.
O tempo corre veloz.
04/07/2011
A folha do acer - La feuille d'érable
A partir de um comentário de um nosso visitante, e porque já tínhamos preparado o artigo, hoje trazemos à memória mais uma das emblemáticas séries de TV dos anos 70.
"A folha do ácer", no original em francês "La feuille d'érable".
Esta série dramática, em língua francesa, é composta por 13 episódios de cerca de 60 minutos cada e resulta de uma co-produção das televisões francesa (ORTF), a belga (RTB), a suíça (SSR), e a canadiana (CBC).
Foi exibida originalmente entre 1971 e 1973. A série retrata de certo modo o período colonial francês na Nova França, actual Quebéc - Canadá.
Esse retrato é paralelo ao percurso da família Bellerose, desde 1535, com a chegada de François Bellerose, que fazia parte da expedição de Jacques Cartier, até Julien Bellerose, último descendente.
Por conseguinte, a série tem uma forte componente histórica com a aventura e odisseia desses primeiros tempos de descoberta e conquista do território até à colonização pelos ingleses.
Com o avançar dos episódios, decorria assim uma interacção das situações familiares com as situações políticas e o próprio processo de construção dessa importante província que ainda hoje, sendo uma das 10 que compõem o Canadá, tem uma personalidade própria e uma identidade muito francesa, desde logo pela língua mãe que mantém.
O argumento, dos anos 60 é de Marie Desmarais.
Recordo-me de esta série ser exibida na RTP ainda a preto-e-branco. Consultando velhas revistas, descobri que primeiro episódio foi para o ar em 4 de Junho de 1974, numa terça-feira, pelas 22:30 horas.
Na altura foi um êxito e toda a malta mais adulta falava da série. Pela distância no tempo, e pelo seu carácter dramático, e pela minha idade de criança, a série não me deixou grandes marcas, pois preferia um estilo mais ligeiro, mais de aventuras de capa-e-espada ou cowboyadas. Seja como for, foi uma série importante.
Todavia, apesar dessa importância e popularidade, as informações em português referentes a esta série são quase nulas e mesmo em francês ou inglês há pouca informação.
Fica assim, mesmo que breve, a memória dessa séria dos anos 70.
03/07/2011
Coração Pequenino (Contos para crianças)
Coração Pequenino ( Contos Para Crianças)Autora: Maria da Luz SobralIlustrações: Laura CostaAno: 1947Formato: 190 x 255 mm – 86 páginas
21/06/2011
Verão
(clicar na imagem para ampliar)
12/06/2011
Casamentos de Santo António
05/06/2011
03/06/2011
Espaço 1999 – O regresso na RTP Memória
Nesta nossa humilde loja de memórias e recordações, falamos já da emblemática série de TV, do universo da ficção científica, “Espaço 1999”, que passou pela primeira vez entre nós em 1976, aos sábados, na RTP. Pois bem, a série está de regresso, na RTP Memória. Deste modo, será uma boa oportunidade para rever ou até guardar alguns episódios.
![]()
02/06/2011
Folhas de pais – Educação
Estas folhinhas, que coleccionei, num total de 24, impressas a duas cores (preto e laranja), para além dos textos, diferenciavam-se pelos diferentes desenhos que ilustravam a página de rosto, que por sua vez eram ilustrações retiradas de diferentes catecismos da época e anteriores, nomeadamente do Catecismo Nacional - Volume I, ilustrado por Laura Costa, do qual já fizemos referência.
A propósito de desculpas de preconceitos, de liberdades e garantias, fomos abandonando uma série de valores cívicos e morais em detrimento do facilitismo, do relaxamento, do deixa-andar. Na escola, outrora uma instituição de ensino mas também de educação, o que não são a mesma coisa, retirou-se a dignidade aos professores e com ela a autoridade. Conceitos e valores como disciplina, rigor e dever, tornaram-se obsoletos, retrógados, tudo em nome da liberdade. Não educamos, não disciplinamos nem deixamos que o façam por nós. Um ralhete de um professor mais ousado ao nosso filhinho e vamos logo de peito feito, com ar de ruins, a exigir satisfações e a reclamar castigo disciplinar para o professor.
Sendo assim, é lamentável, claro que é, mas, relembro, só estamos a colher o que semeamos e nesta nossa seara temos andado apenas a semear joio porque, convenhamos, semear, tratar e colher bom trigo exige canseiras, sacrifícios, rigor e disciplina, virtudes que há muito deixamos de ter.