Munique 74 - Campeonato do Mundo de Futebol - Alemanha 1974

mundial 74 santa nostalgia

mundial 74 alemanha santa nostalgia

O Euro 2008 (Campeonato Europeu de Futebol, entre selecções) está a escassos dois meses do seu início. A respectiva edição terá lugar na Suiça e na Áustria, sucedendo esta dupla de países a Portugal, que organizou o evento em 2004.


Para além de toda a importância desportiva, com paralelo apenas no Campeonato do Mundo, também em futebol, e nos Jogos Olímpicos, este evento gera todo um potencial de interesses ao nível da televisão, imprensa em geral e indústria de marketing. Neste particular, a Panini, editora multinacional e líder no mercado de cromos, já produziu a sua caderneta dedicada ao Euro 2008, estando a mesma a ser comercializada em toda a Europa. Como não podia deixar de ser, como antigo coleccionador de cromos, já tenho a minha caderneta completa, a exemplo do que havia acontecido com as edições relativas ao Euro 2004, e Mundial 2006 e anteriores.

Fazendo uma viagem às minhas memórias, a minha primeira colecção de cromos a nível de selecções, foi a referente ao Mundial de 74, realizado na Alemanha (então Alemanha Ocidental).
A caderneta em causa designa-se de Munique 74, o que não deixa de ser uma opção esquisita já que o Campeonato do Mundo decorreu em várias cidades e não apenas em Munique. Talvez influência dos Jogos Olímpicos de Munique, que haviam decorrido nessa cidade dois anos antes.

A caderneta "Munique 74" é uma edição da Ediguia, com distribuição da Regimprensa, sob licença da AGEDI, com um formato de 240 x 340 mm. A colecção é composta por 256 cromos, 16 por cada uma das 16 selecções presentes, que foram as seguintes: Grupo I: Chile, Alemanha Ocidental, Alemanha Oriental e Austrália; grupo II: Jugoslávia, Brasil, Zaire e Escócia; Grupo III: Holanda, Uruguai e Suécia; Grupo IV: Haiti, Itália, Polónia e Argentina.
O título viria a ser conseguido pela selecção da casa vencendo na final a Holanda (cuja selecção ficou então conhecida por "laranja mecânica") por 2-1.

Ainda como curiosidade, a mesma ilustração da capa viria a ser adoptada também na capa da caderneta referente à edição seguinte, Argentina 78, uma edição do Clube do Cromo, caderneta de que falaremos noutra oportunidade.


Das edições do Campeonao do Mundo em Futebol, o Alemanha 74 foi aquela a que primeiro assisti pela televisão. Antes já tinha ouvido falar do Mundial 70, no México, mas não me recordo de ter visto algum encontro pela televisão.

Comentários

  1. Tal como tu, também foi o primeiro campeonato do mundo, que me lembro de ver na televisão.
    Que grande futebol praticava a "laranja mecânica", mas como frequentemente acontece, o mais bonito futebol, não ganha. No entanto, a RFA, também tinha uma grande equipa e o seu natural pragmatismo. Como disse uma vez Voghts, quando a Alemanha joga bem ganha, quando joga mal, também ganha.

    ResponderEliminar
  2. El futbol es un deporte en el que 11 jugadores juegan contra otros once y siempre gana Alemania (Gary Lineker dixit)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF