Os Flintstones

 

Tema de abertura (com karoke)

Os Flintstones, é uma das séries de animação mais populares de sempre, transversal às décadas posteriores à sua criação, no início dos anos 60.
Esta emblemática série de desenhos animados foi criada e produzida pela dupla americana Hanna-Barbera, entre 1960 e 1966, tendo sido realizados 166 episódios.
A série centra-se na família Flintstone, composta pelo casal Fred e Wilma, a sua filha Pedrita e os seus vizinhos e amigos Barney Rubble e Betty e o seu filho adoptivo BamBam.

O cenário de toda a acção, a cidade de Bedrock, com 25000 habitantes,  reporta-se a uma sociedade moderna mas adaptada à idade da pedra, algures no ano 1.040.000 A.C, assumindo assim toda uma emblemática normalmente atribuída a esse período da história da Terra e do Homem. Por conseguinte, desde as cidades, casas, veículos, máquinas e objectos do dia-a-dia, tudo é feito em pedra, madeira e com a componente intrínseca da presença dos dinossáurios, aqui postos ao serviço do homem e do seu bem estar.

Os episódios giravam em torno de histórias recambolescas e divertidas suscitadas e provocadas pelas personagens, de modo especial o desastrado Fred, sempre com o seu famoso grito yabadabadoo.

Estas são de facto as características que marcaram o êxito dos Flinstones, não só nos Estados Unidos como em quase todo o mundo. Em Portugal, de memória recordo que a série passou ainda a preto-e-branco, na RTP, no início dos anos 70. Claro que nos anos posteriores foi reposta várias vezes.

O êxito da série conheceu novos desenvolvimentos com a produção de variantes, incluindo uma com os personagens principais em idade infantil The Flintstones Kids, em 1986), bem como a realização em 1994 de uma versão em filme The Flintstones), com John Goodman e Rick Moranis, que  teve uma sequela em 2000 (Os Flintstones em Viva Rock Vegas), agora com Mark Addy, no papel de Fred Flintstone, Stephen Baldwin no papel do amigo Barney Rubble, Jane Krakowski a interpretar a doce Betty Rubble e Kristen Johnston a desempenhar a charmosa Wilma Flintstone.

Os Flintstones são actualmente uma poderosa marca, com toda a envolvência de marketing, que continua  a gerar grandes receitas.

Genérico do final

Alguns apontamentos sobre a produção da série

santa nostalgia flintstones 01

santa nostalgia flintstones 02

santa nostalgia flintstones 03

Comentários

  1. sempre gostei deste desenho animado,aqui nomBrasil passou na Tv Tupi durante anos,atualmente passa no SBT(emissora sucessora da Tupi)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF