Panini - O mundo dos cromos - I

 

 panini_logo

- O famoso logotipo

- A primeira capa da colecção de futebol do campeonato italiano, com a representação do jogador do AC Milan, o sueco Nils Liedholm

 

- O primeiro cromo de futebol a ser impresso, o guarda-redes do Inter de Milão, Bruno Bolchi.

panini cadernetas calcio 01

panini cadernetas calcio 02

As capas das cadernetas das colecções referentes ao Calciatori, o campeonato de Itália.

 

PANINI - Uma história de sucesso

Quando se fala em cromos, colecções de cromos ou cadernetas de cromos, há um nome que surge como indissociável: Panini.

Vejamos um pouco da sua história, de forma resumida, baseada na informação oficial expressa no site oficial da marca:


A Panini foi fundada em 1961 com o lançamento da primeira colecção do Campeonato Italiano de futebol. Em 1945, os nossos fundadores, os irmãos Panini, abriram um quiosque perto da catedral de Modena e em 1954 fundaram a Panini Brothers, empresa de distribuição de jornais.

O êxito da empresa, relacionado com a edição e venda de cromos começou com a produção da primeira colecção do campeonato italiano referente à época de 1961/1962. Na capa era representado numa acção de jogo o jogador do AC Milan, o sueco Nils Liedholm. O primeiro cromo a ser impresso foi o guarda-redes do Inter de Milão, Bruno Bolchi. Os cromos iniciais precisavam de cola para serem afixados nas cadernetas. O papel autocolante, que se mantém nos nossos dias, foi introduzido em 1971.

O primeiro grande evento desportivo internacional ligado ao futebol a merecer uma colecção foi o Mundial do México, em 1970, marcando assim a sua internacionalização e predominância na edição das cadernetas oficiais quer do Mundial quer do Euro.

Ainda nos primeiros tempos, em Itália, a Panini editou as primeiras colecções de cromos com temas extra-futebol em 1965, dedicadas aos aviões e mísseis. Actualmente, para além de outras vertentes editoriais da empresa, a Panini continua a dominar o mercado dos cromos, quer no tema futebol, tendo contratos de exclusividade em vários países e entidades associativas, como também nos temas extra-futebol, editando várias colecções por ano.

A empresa permaneceu nas mãos da família até alcançar uma facturação anual, de cerca, de 60 milhões de dólares. Em 1988 a empresa foi vendida ao grupo Maxwell, que promoveu uma série de mudanças administrativas e colocou a direcção da empresa em mãos estrangeiras. Após anos de instabilidade financeira, em 1992 a Panini foi comprada por Bain Galo Cuneo e De Agostini. Dois anos de boa gestão foram suficientes para devolver à empresa o seu antigo esplendor. A Panini foi adquirida pela Marvel Entertainment Group, que manteve a mesma equipa, gerida por A.H.Sallustro. A sede da empresa permaneceu em Itália.


A 8 de Outubro de 1999 a Panini foi comprada pelo grupo italiano Fineldo Spa, Sociedade Financeira de Vitório Merloni, juntamente com o corpo directivo da empresa. O grupo Fineldo está envolvido na fabricação de vários produtos de consumo e actividades financeiras.
Em 2000 o Grupo Panini fechou um acordo para aquisição da parte maioritária das acções de ""DigitalSoccer Project"", que desenvolve revolucionários softwares no setor do desporto. Também, a Panini, adquiriu em França a ""World Foot Center"" empresa que opera no sector do merchandising, distribuição e promoções no mundo do futebol. Neste mesmo período, o Grupo Panini cedeu a sua actividade de produção de papel autocolante, conhecida como Divisão Adespan, à Avery Dennison, empresa líder mundial neste sector.
O Grupo Panini, com sede em Modena (Itália) e filiais nos principais países europeus, no Chile e no Brasil, é líder mundial no sector de cromos ), 4° editor europeu no segmento jovem, líder italiano na distribuição de Comics e, encontra-se neste momento, a desenvolver um sólido programa no sector da multimédia. Em 2006, o Grupo atingiu uma facturação de 579 milhões de euros em mais de 110 países, com 705 funcionários.

A divisão de cromos e cards, faz parte de um importante grupo internacional que em Itália e nos principais países da Europa, consiste em 4 divisões. Além da divisão de cromos e cards, existe a divisão de New Media (Panini Interactive, que actua no sector da Internet e nos serviços com ela relacionados), uma divisão de Comics e uma empresa de distribuição de Comics (Pan Distribuzione , que além da distribuição, faz o trabalho de logística e análise de mercado dos produtos).

(a continuar)

Comentários

  1. Para quem goste de "tricas" sobre jogadores

    http://www.cromodoscromos.com/


    Já ouviram falar duma rubrica do Eurosport chamada "Face to face" que mostra a evolução dos jogadores através de cromos da Panini

    http://uk.eurosport.yahoo.com/video/25112008/58/face2face-figo.html

    ResponderEliminar
  2. grupo de trocas cromos virtuais mundial 2010

    id 201707

    pass Colectors2010

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF