Tele Semana - Revista da programação da TV

tele semana santa nostalgia 01

A Tele Semana, designada como revista semanal dos programas da TV, foi uma publicação iniciada em Janeiro de 1973, propriedade da Ediguia - Editora de Publicações, SARL.
A revista tinha como director Rui Ressureição, e publicava-se às sextas-feiras. A Tele Semana apresentava-se num formato de 143 x 180 mm (mais tarde foi aumentado), tendo tido variações no número de páginas.

A este propósito, no editorial de 8 de Março de 1974, da edição Nº 59, que apresentava 70 páginas mais capas, eram exprimidas as dificuldades com o custo de vida de então (aproximava-se a revolução do 25 de Abril de 1974). Fazia-se assim referência a uma diminuição do número de páginas, deduzindo-se que as edições anteriores eram mais generosas, como solução para fazer face às dificuldades, de modo a manter-se o mesmo preço de capa (5$00). Dentro do que é norma nestes exercícios de dificuldades editoriais, prometia-se que, apesar da redução de páginas, mercê de uma reestruturação, a revista teria ainda mais qualidade. Duvidamos que isso tenha correspondido de facto a uma melhoria efectiva pois tratava-se de prometer fazer mais por menos o que, convenhamos, era uma solução quase milagrosa.

A revista tinha capa e contra-capa a cores mas era publicada na sua maior parte a preto-e-branco, mas também incluía algumas páginas a cores, nomeadamente as páginas centrais e alguns cartazes publicitários.
A Tele Semana tinha como habituais colaboradores Nuno Vasco, Avelãs Coelho, na rubrica Motores, Maria Elisa, em Moda,  Francisco Nicholson, com Canal Zero, Maria João, no Tele Infantil, Maria de Lurdes, na Culinária, H. César em Mundo POP, entre outros.

Quanto à sua duração, os dados disponíveis indicam o ano de 1979, sendo depois substituída pela revista TV Guia, que também teve muita popularidade nos anos seguintes, a qual apresentava-se num formato mais generosos, com muita cor e com papel de melhor qualidade.

O objectivo primeiro da Tele Semana era a divulgação antecipada da programação da RTP para a semana seguinte, ocupando por isso o grosso da revista.
Para além disso, apresentava várias rubricas, ainda hoje muito comuns em publicações congéneres, tais como entrevistas e reportagens no mundo artístico, passatempos, concursos, horóscopo, culinária, espaço infantil, alguma banda desenhada (de que recordo especialmente "A Pipi das meias altas". Como não podia deixar de ser, a Tele Semana também publicava os cupões de acesso a alguns concursos da RTP.

tele semana santa nostalgia 02

- Na imagem da programação para Sábado 16, para as 15:00 horas lá está a série SKIPPY, o Canguru, a que já fizemos aqui referência.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF