TV Rural - Engenheiro Sousa Veloso

 

Hoje trago à memória uma das figuras incontornáveis da história da RTP, o Engenheiro Agrónomo, Sousa Veloso, assim como o seu profícuo programa, o TV Rural.
Ambos são bastante conhecidos e populares pelo que não interessa aqui fazer uma exaustiva referência biográfica mas apenas algumas breves e merecidas notas.


O TV Rural surgiu numa altura em que a jovem RTP, a exemplo do que era norma na Europa, pretendia implementar um programa dedicado ao importante tema da agricultura no nosso país. Esta ideia teve inicialmente a parceria do Ministério da Agricultura, onde Sousa Veloso trabalhava, e principiou então um longo percurso que havia de durar 30 anos, com exibição semanal. Teve, pois, o seu início em 6 de Dezembro de 1960, vindo a terminar em 15 de Setembro de 1990, depois de mais de 1500 emissões, de 25 minutos cada, transpondo três décadas completas, marcando assim várias gerações de portugueses, de modo especial a gente da lavoura.


Nos seus programas, o Eng.º Sousa Veloso tratava, obviamente, de assuntos de interesse do mundo da agricultura, da lavoura, trazendo até a casa dos portugueses a actualidade e os problemas do sector, dos agricultores, das gentes da terra, mas também de forma técnica e instrutiva, acompanhando sempre o desenvolvimento e modernização da actividade, deveras importante num país, mais do que hoje, marcadamente rural.

As memórias de um programa como o TV Rural, que ao longo de três décadas entrou de forma pontual nos lares portugueses, deixou fortes nostalgias e recordações a todo um país. Lembro-me, por isso, de ver o TV Rural desde bem cedo, ainda nos anos 60, quando o meu saudoso avõ comprou uma das poucas televisões da aldeia. Era um dos seus programas preferidos e era com entusiasmo e pontualidade que via o Sousa Veloso, ora numa exploração de suínos, numa vacaria ou aviário, como numa exposição ou feira agrícola, num olival, seara ou pinhal. Todos eram cenários do TV Rural.

Será assim impossível apagar da memória o genérico de abertura (que foi sendo alterado ao longo do tempo), que no início era a famosa música do folclore português, "A Tirana". Recordo fortemente a cordial saudação na abertura do programa como também a famosa saudação do final ("senhores tele-espectadores despeço-me com amizade até ao próximo programa"). E, claro, está, a voz e a presença inconfundíveis do apresentador, Eng.º Sousa Veloso, com o seu ar simpático, as suas frondosas patilhas e a sua sobrancelha direita com um "remoínho".

Recordo-me do TV Rural ser exibido sempre ao Domingo, habitualmente às 14:00 horas, a seguir ao Telejornal da tarde. Creio, contudo, que na sua fase final, como que a adivinhar o último suspiro, chegou a passar ao Domingo de manhã e até tenho ideia de que passou aos sábados.

Num aproveitamento da popularidade de Sousa Veloso e do seu TV Rural, uma agência de publicidade desenvolveu há pouco tempo um spot publicitário a uma conhecida marca e produto, no caso o Compal Clássico, misturando imagens actuais e antigas com a ainda actual voz do apresentador. Apesar de ser mais um exemplo numa onda de spots com ingredientes nostálgicos, penso, contudo, que resultou bem.

tv rural_sousa veloso_santa nostalgia

tv rural_santa nostalgia_logo

tv rural_santa nostalgia 01

tv rural_sousa veloso_santa nostalgia_compal

Leia aqui uma visão dos 30 anos do TV Rural pela pena do próprio Eng.º Sousa Veloso: URL

Comentários

  1. Adorava o seu programa.
    Tenho 43Anos e ainda "ouço" as suas palavras na minha memória...
    Toda a gente lá em casa o ouvia com atenção. Ja fazia parte do nosso Almoço de Domingo.

    Um bem haja e até sempre.
    Que alguém se lembre de o convidar para participar novamente em programas de T.V.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  2. RIP Sera' lembrado para sempre. :(

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF