Lancer - Série de TV com cowboys

 

lancer santa nostalgia 01 

image

image

image

image

Lancer é uma série de TV, americana, produzida entre 1968 e 1970, em duas temporadas, pela 20th Century Fox Television, sendo composta por 51 episódios de 60 minutos cada. Nos Estados Unidos a série passou na CBS.
A série Lancer foi produzida uma pouco à imagem da série Bonanza que já há anos fazia sucesso na concorrente NBC.
Por conseguinte, a estrutura da trama tem muitos pontos em comum.  
A história de Lancer centra-se num típico rancho da região de San Joaquin Valley, na Califórnia, propriedade do viúvo Murdoch Lancer. A região está assolada por bandidos e um clima de violência e anarquia no sentido de fazer com que os rancheiros abandonem a região para assim se apossarem das terras. Murdoch Lancer vê partir parte dos seus vaqueiros, ficando reduzido a pouco mais de uma dezena de seguidores mas  pretende resistir no seu rancho pelo que se vê na necessidade de mandar chamar os seus dois filhos, de diferentes mulheres, há muito fora de casa. Para o efeito contrata os detectives da famosa agência Pinkerton.

image

image

image

Scott Lancer é um ex-oficial do exército, a viver algures na costa leste, em Boston, onde fora criado pelo seu avõ após a morte de sua mãe. No México foi encontrado o segundo filho, Johnny Madrid Lancer, onde vive como pistoleiro.
A ambos mandou procurar e pedir para regressar a troco de promessas de dividir o rancho entre eles e ainda uma boa recompensa.
Uma vez reunidos Scott e Johnny, estes ficam a saber que são irmãos. No encontro com o seu pai, postos ao corrente da situação, decidem ficar e assim combater as ameaças que pairavam sobre o rancho Lancer.

lancer santa nostalgia 02
image

Faz ainda parte da família a bela Teresea O´Brien, filha do falecido capataz de Murdoch, que assim ficou como sua protegida, uma espécie de filha.
Outra personagem importante era o Jelly Hoskins, um velhote expedito que Murdoch Lancer retirara da prisão sob sua caução.
Todos os 51 episódios giram assim em torno de sagas e lutas em defesa do rancho Lancer e combate ao banditismo, tudo situações características do oeste selvagam, com todos os ingredientes, tais como duelos, lutas, tiroteios, armadilhas, etç, etç.

Elenco:

Andrew Duggan: Murdoch Lancer
Wayne Maunder: Scott Lancer
Elizabeth Baur: Teresa O´Brien
James Stacy: Johnny Madrid Lancer

Guia dos episódios: URL

Memórias do Lancer

Recordo-me de ver esta série, ainda em criança. Não tenho certeza quanto ao ano em concreto, mas creio que no início dos anos 70. Tenho também uma forte ideia de que a série passava nas sextas à noite e por isso lembro-me perfeitamente de assistir a todos os episódios, em casa de uns tios, onde na grande sala, uns sentados  em cadeiras e outros no chão, eu, o meu irmão mais velho, os meus primos e os rapazes mais vizinhos, juntamente com os adultos, assistíamos à série, numa autèntica sessão de cinema. A série era seguida com um entusiasmo e emoção do princípio ao fim. Havia episódios em que um dos Lancer tinha mais protagonismo de que os outros pelo que entre a assistência havia preferência natural por um ou outro. Assim, havia quem preferisse o estilo do Johnny Madrid, mais pistoleiro, mas também havia os apreciadores do Scott, com um feitio mais calmo e ponderado. Claro que nessa altura, ainda crianças, já nos caía o beicinho pela Teresa. Bons tempos.

A série foi produzida a cores mas passou na RTP ainda no tempo do preto-e-branco.

A par de Bonanza e Daniel Boone, foi das séries que mais recordações deixou desse tempo onde onde os cowboys povoavam os nossos sonhos, brincadeiras e fantasias.

A exemplo da reposição pela RTP Memória das séries Daniel Boone e Chaparral, esperemos que uma das próximas seja a série Lancer, pois foi muito popular entre nós. Apesar disso, a informação portuguesa sobre a série é quase inexistente. Vale-nos alguns sítios no Brasil e no estrangeiro, bem como o YouTube onde é possível visualizar vários excertos de diferentes episódios.

- Genérico de abertura da série

- Encontro dos dois irmãos Lancer, que se desconheciam

- Encontro da família Lancer

Comentários

  1. También tuvo mucho éxito: The Virginian, El Virginiano, O maioral, con James Drury

    ResponderEliminar
  2. isto é que é coisa otima de assistir que sabe um dia eu compre a coleçao total

    ResponderEliminar
  3. boa noite amigo, eu tenho uma lembrança de uma serie que se não me engano chamava-se os cauboys,lembro-me que era um grupo de jovens que ficavam em um celeiro e tinha um do grupo que se chamava cimarron.isso te lembra alguma coisa? um abraço

    ResponderEliminar
  4. gente entre en contado comigo na E_mail = cricose2005@hotmail.com, quem tiver a serie completa e dublada por favor....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cristiane vc encontra essa serie no mercado livre ,entra no google e procura que vc vai encontrar

      Eliminar
  5. Bom dia a todos! Lembro-me que nos anos 65/6/7 dava uma série de cowboys que gostava muito. Não me lembro do nome todo mas sei que era qualquer coisa como "O (um) homem chamado ????". Era uma série sobre um cowboy solitário que viajava de cidade a cidade e resolvia os problemas por onde passava á maneira dos cowboys com tiros, murros, etc.
    Alguém se lembra do nome completo da série? Foi mais ou menos nos tempos do "Bonanza" e "Thunderbirds"...

    ResponderEliminar
  6. Alguém sabe se é possível adquirir esta coleção? Na Fnac não têm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. antonio procura no mercado livre la vc encontra de tudo serie antigas . abraços

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF