Artistas de Cinema - Colecção de cromos - 1965

artistas de cinema capa_santa nostalgia

"Artistas de Cinema" é uma excelente colecção de cromos editada pela Agência Portuguesa de Revistas, no ano de 1965.
A caderneta é composta por um total de 124 magníficos e coloridos cromos. Na caderneta, cada cromo, em grande formato (75 x 98 mm) é acompanhado por um resumo biográfico de cada artista.
A caderneta apresenta um formato quase quadrado, com as dimensões de 250 x 235 mm. Em cada página estão dispostos quatro cromos.

Tanto ou mais do que na actualidade, o cinema e os seus artistas eram temas relativamente populares nos anos 60 e 70, pelo que a colecção tornava-se apetecível. Por esta via, ainda em criança, recordo-me de contactar com esta caderneta de cromos, que era pertença de um colega um pouco mais velho. Por isso, mesmo sem assitir a grandes sessões de cinema, desde cedo comecei a conhecer nomes como Audrey Hepburn, Charlton Heston, Elizabeth Taylor, James Stewart, Lauren Bacall, Judy Garland, Natalie Wood, Peter O´Toole, Roger Moore, e muitos outros. Claro que, apesar de ainda pequenote, eu já tinha preferências pelas lindas caras das muitas actrizes ali representadas. Escolher a mais bela, isso era um problema, dada a quantidade de opções.

Apesar desta colecção ser dominada pelas estrelas de Hollywood, de referir que há alguns nomes portugueses, nomeadamente, Florbela Queiróz, António Vilar, Carmen Dolores e Tony de Matos.
Desde já e periodicamente, aqui no Santa Nostalgia, colaremos alguns cromos extraídos desta bela caderneta. Certamente que alguns despertarão algumas memórias e nostalgias.

audrey hepburn

steve mcquenn

carrol baker

Comentários

  1. Antonio Vilar, Un Grande de la Interpretación Cinematográfica

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Por acaso, não tem para venda (ou conhece alguém que tenha) o cromo XXX desta coleção? A minha mãe fez esta coleção quando era mais nova e falta-lhe apenas esse cromo... Durante anos ouvi falar disto e acompanhei-a a todas as feiras e vendedores de rua na busca infindável desse cromo em falta. Hoje, com oitenta anos, já desistiu de procurar... Seria uma alegria inesquecível se conseguisse encontrá-lo! Obrigado pela atenção. (Contacto: anapippin@yahoo.com.au)

    ResponderEliminar
  3. Perdão, esqueci-me de indicar qual era o artista, pois quis confirmar com a minha irmã e entretanto não escrevi o nome... É a Marisol! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde., Eu tenho o cromo que procura, Marisol cromo 72, e estou a vender varias coleçoes. o meu telemovel é 968487154.

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Una, duna, tena, catena...

Revista Novela Filme - O homem que fazia chover

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF