Santinhos da Comunhão Solene e outros

 

Noutra ocasião já falamos dos clássicos "santinhos", alusivos a algumas cerimónias religiosas, concretamente aos casamentos.


Hoje publicamos mais alguns "santinhos" relativos a outras ocasiões, tais como as emblemáticas Primeira Comunhão Comunhão Solene.

Quem não se recorda da sua Primeira Comunhão ou da Comunhão Solene, também conhecida como Profissão de Fé? Para todas as crianças que seguiam a doutrina católica, estes eram momentos únicos e que certamente ainda são recordados por todos quantos viveram estas etapas do percurso da religião católica. É claro que nessa altura, para as crianças o que mais contava era a festa, o vestido de princesa ou o fato, as prendas dos padrinhos, normalmente uma volta, pulseira ou brincos de ouro, para as meninas e um relógio e um anel para os meninos. Depois também a festa geral da aldeia, que se engalanava para a cerimónia, o banquete, os pais, os irmãos, os familiares e os amigos. Era um dia intenso.

Estas belas litografias, normalmente de origem italiana, são de facto muito bonitas e repletas de ternura, e remetem-nos para um tempo onde estas coisas tinham uma vivência e um valor bem mais autênticos. É claro que nos nossos dias ainda continuam a realizar-se estas cerimónias religiosas mas o artificialismo e a vaidade sobrepuseram-se ao essencial. Nada como dantes.

Quanto aos "santinhos", continuam a existir, mas com grafismos mais modernos e estilizados.

santinhos_santa nostalgia_06

santinhos_santa nostalgia_07

santinhos_santa nostalgia_08

santinhos_santa nostalgia_09

Comentários

  1. Nossa,eu estava justamente procurando uma imagem do meu santinho de primeira comunhão!O meu foi o quarto de cima pra baixo...que saudade!Bom dia!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF