As quatro estações do ano - Primavera, Verão, Outono e Inverno


É já amanhã que principia a Primavera, uma das quatro estações do nosso clima. É uma das mais belas épocas do ano, principalmente com o maravilhoso tempo que temos tido, realçando as cores das árvores que florescem e as folhas que reverdescem.
No meu pomar, estão em flor as cerejeiras, as pereiras e algumas ameixoeiras, em tons de branco e ainda os pessegueiros em tons de rosa, para além das folhas que começam a cobrir outras árovores que se despem no Outono e Inverno, como a nogueira, o diospireiro e as figueiras. No meu jardim, a relva ganha nova cor e vigor. Aliás o ditado diz que "...em Março a erva cresce nem que lhe dês com um maço.".
É certo que hoje em dia as características das nossas quatro estações não estão tão marcadas como há quarenta ou cinquenta anos para atrás, devido, dizem, às alterações climáticas e ao aquecimento global. É um facto, pois tanto temos um Verão chuvoso e frio como um Inverno ameno e uma Primavera quente. Anda tudo desgovernado. Não tarde que as estações estejam descaracterizadas a ponto de fazer sentido apenas duas, como noutras regiões do planeta.
Serve este intróito para falar do fascínio que sempre tive para com as imagens ou fotografias que nos antigos livros da escola ilustravam as quatro diferentes estações, representando um mesmo quadro, como acontece na sequência de imagens abaixo, que se podem ampliar clicando nas mesmas. A diferenciação ocorre principalmente ao nível das árvores, os elementos que de facto mais se transformam ao longo das diferentes épocas.

primavera santa nostalgia

verao santa nostalgia

outono santa nostalgia

inverno santa nostalgia

image

image

Comentários

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF