Fósforos Pátria - Postal publicitário

fosforos patria postal santa nostalgia

Publicamos hoje mais um postal publicitário dos Fósforos Pátria.
Neste caso trata-se da alusão a um concurso promovido pela marca, do qual desconhecemos pormenores. Sei que, nos anos 30, a marca promoveu um concurso designado de Fósforos de Ouro, que premiava com 50$00 quem encontrasse nas caixas algum fósforo dourado. Será que este postal refere-se a este concurso?
Entretanto descobri que a famosa fábrica de porcelanas Vista Alegre, produziu nos anos 40 um modelo de cinzeiro (criado em 1931), pintado à mão, para a marca fosforeira. A encomenda comportava a produção de 3298 peças. Número interessante. É também desconhecido o critério de atribuição dos cinzeiros, mas possivelmente a clientes importantes da marca.
A peça é bonita e tem a curiosidade de integrar um elemento adaptado ao encaixe da caixa de fósforos, conforme o demonstram as imagens abaixo
Encontrei, numa leiloeira, com data de 2007, esta peça avaliada no valor de 50 euros mas têm sido vendidos exemplares por valores substancialmente superiores, tendo em conta a sua raridade bem como a importância da origem da casa fabricante.

image

image

Comentários

  1. Coincidência engraçada.
    Ao fazer buscas sobre os fósforos Pátria, vim "cair" aqui no Santa Nostalgia e fiquei completamente surpreendido ao ver o cinzeiro, uma vez que, hoje mesmo, comprei um exactamente igual e por uma quantia bem superior aos 50 euros. Mas, o que se há-de fazer... adoro estas tralhas!
    Valdemar

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF