Mapa administrativo de Portugal

mapa administrativo de portugal santa nostalgia 800

Quem não se recorda dos antigos mapas de parede que existiam nas nossas escolas primárias, tanto o de Portugal como o dos arquipélagos da Madeira e Açores e ainda de todas as províncias ultramarinas, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Ango, Moçambique, Índia Portuguesa (Goa, Damão e Diu) e finalmente o longínquo Timor?

Quanto de nós nessa altura não fomos chamados ao quadro para indicar cidades, capitais, províncias, rios, serras e caminhos de ferro? É certo que à conta de tanta disciplina e método, nessa altura aprendia-se mesmo, pelo que a História e Geografia tinham que estar na ponta da língua, ou seja, de cor-e-salteado, mas por vezes lá surgia a confusão: O rio Limpopo seria de Angola ou Moçambique? E o rio Cunene? E o Kuanza?

Com esta santa nostalgia, hoje publico um desses mapas, o do Portugal Administrativo, retirado de um dos meus antigos livros escolares, com a indicação das províncias, as capitais de distrito, os rios, as serras e os caminhos de ferro.

Talvez pelo contacto e pela profusão de mapas ao nível do ensino primário, guardei, desde então, um fascínio particular por mapas, pelo que tenho um bom conjunto deles, incluindo diversos atlas. Fascinam-me também, de modo especial, os antigos mapas

Comentários

  1. Sabia decisión lusitana de no tener "autonomías" o "comunidades autónomas"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade,temos duas regiões autónomas: Açores e Madeira. E temos também uma "Gibraltar": a cidade de Olivença.

      Eliminar
  2. quando foi elaborado e por quem foi elaborado esse mapa??

    ResponderEliminar
  3. É possivelmente o melhor mapa que encontrei em formato digital de Portugal Continental que não contem apenas os distritos.

    O geógrafo Amorim Girão entre 1927 e 1930 dividiu Portugal Continental em 13 regiões naturais. Em 1936, o Estado Novo criou 11 províncias com base nos seus trabalhos.
    As regiões naturais de Trás-os-Montes e Alto Douro foram agregadas numa só região, tal como as regiões da Beira Alta e Beira Transmontana.

    bem-haja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente trabalho, o deste geógrafo ! Ainda hoje continua actual. O Portugal regional. Proponho a regionalização com base nisto.

      Eliminar
    2. Poderia dizer-me onde se podem comprar estes mapas em
      Lisboa? Muitíssimo Obrigada!

      Eliminar
  4. Valeu por compartilhar amigo!

    ResponderEliminar
  5. tinha um quase igual na parede nos anos 50... obrigado pela lembrança!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF