O meu catecismo da primeira classe - “Doutrina Cristã – Catecismo Nacional - Vol. I"

 catecismo da primeira calsse v1 01

De todos os livros que marcaram a minha infância, e creio que a de muitos rapazes e raparigas da minha geração, os catecismos, a par dos livros da escola primária, ocupam um lugar especial na prateleira das nossas recordações, memórias e nostalgias.

Nesta edição do Santa Nostalgia, em dia de Sexta-Feira Santa, trago à luz da memória o meu catecismo da primeira classe. Trata-se do primeiro volume de uma série chamada “Doutrina Cristã – Catecismo Nacional”, uma edição do Secretariado Nacional de Catequese, publicado durante os anos 50 e 60 e que serviu de base para o ensino da catequese ao nível de todo o país. Estes catecismos foram impressos na Litografia União Limitada, de Vila Nova de Gaia.

Este primeiro volume está profusa e excelentemente ilustrado pela mão da artista Laura Costa, com o seu traço inconfundível, repleto de cor e pormenor. Cada ilustração, por si só, era uma lição e estou certo de que muitos recordarão o seu Catecismo apenas pela beleza das respectivas gravuras.
O Catecismo tem uma dimensão de 12 x 17 cm e 32 páginas.

É importante referir que estes catecismos, tinham uma publicação de apoio, chamada de Caderno de Trabalhos Práticos (que possuo), com gravuras das lições, a preto e branco, destinadas a serem pintadas pelos alunos, bem como textos picotados, também destinados a serem preenchidos. Todavia, talvez pelo seu custo, acrescido ao do catecismo propriamente dito, e dadas as dificuldades económicas da maioria dos pais das crianças nesse tempo, tenho a ideia de que muito raramente este caderno era adquirido. Pelo menos não me recordo de o possuir na altura nem de o mesmo ter sido aplicado na minha Catequese.

Por outro lado, existia ainda um volume auxiliar, destinado às Catequistas, chamado Guia de Ensino, bastante extensivo, com a explicação da mensagem da aula e respectivas actividades, constituindo-se num excelente auxiliar das sessões de Catequese, principalmente em meios pobres onde nem sempre as Catequistas tinham formação adequada.

De referir que quando transitei para a segunda classe da Catequese (por alturas de 1969), foram adoptados outros catecismos, pelo que tudo indica de que esta série de que falámos deixou de ser publicada e utilizada, desconhecendo-se se tal mudança ocorreu a nível nacional, ou apenas no âmbito Diocesano, mas tudo parece indicar que a alteração editorial foi geral. De qualquer forma esta fantástica série “Doutrina Cristã – Catecismo Nacional”, vigorou pelo menos durante duas décadas, um caso invulgar de longevidade, tendo em conta que actualmente os manuais de escola e catequese mudam quase de ano para ano e com edições diversas.
Os objectivos deste primeiro volume, vocacionados para a preparação da Primeira Comunhão, estavam assim expressos no prefácio do mesmo:
Eu sou a Verdade” – disse Jesus. O presente Catecismo vem dar cumprimento a um voto do Concílio Plenário. É destinado a todas as crianças de Portugal, que devem fazer a sua primeira Comunhão à roda dos 7 anos (como desejava São Pio X) a fim de despertar já nos seus corações infantis uma autêntica vida cristã.
Foi para facilitar o trabalho educativo nas Famílias, nas Catequeses e nas Escolas, - a quantos são responsáveis pela alta missão de fazer desabrochar na alma infantil a virtude e a santidade, - que este Catecismo se elaborou por iniciativa do Venerando Episcopado.
Espera-se que o zelo de todos os educadores cristãos faça valorizar o presente texto oficial, cujas lições se acham ligadas ao Tempo Litúrgico (de fins de Outubro a Maio: as lições marcadas –A, servem para melhor permitir essa ligação, na hipótese duma aula semanal).
Ensinando-se, cuide-se da formação cristã da criança: atenda-se às condições várias da sua preparação cristã e desenvolvimento; faça-se com que ela compreenda toda a doutrina, a ame e aplique à sua vida; procure-se que retenha de memória o que deve reter e consequentemente se prepare de modo a poder já confessar-se e comungar pelo Tempo Pascal.
Na festa de Nª Sª do Rosário, aos 7 de Outubro de 1953. M. Cardeal Patriarca.
Como verificámos por este texto, este primeiro volume tinha objectivos específicos mas concretos no ensino da doutrina das crianças que pela primeira vez entravam no ciclo da Catequese.
Oportunamente falaremos dos restantes volumes desta série de Catecismos.


catecismo da primeira calsse v1 02

catecismo da primeira calsse v1 08

catecismo da primeira calsse v1 09

catecismo da primeira calsse v1 10

catecismo da primeira calsse v1 05

catecismo da primeira calsse v1 04

catecismo da primeira calsse v1 03

catecismo da primeira calsse v1 06

catecismo da primeira calsse v1 07

- As duas últimas imagens referem-se ao tal caderno de trabalhos práticos, que servia de apoio às lições de catequese.

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa de digitalizar o belo trabalho. Tenho um livro Doutrina Cristã, semelhante a esse, que foi utilizado pelo meu irmão nos anos 60.

    Abraços

    Liliam Bernabé

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela iniciativa de digitalizar o belo trabalho. Tenho um livro Doutrina Cristã, semelhante a esse, que foi utilizado pelo meu irmão nos anos 60.

    Abraços

    Liliam Bernabé

    ResponderEliminar
  3. Olá,gostei dos catecismos, seria possível que você os pussese inteiros aqui.
    desde ja agradeço.

    ResponderEliminar
  4. Que bons tempos , estou com quase 60 anos, e me faz lembrar as minhas aulas de catecismo.
    O mundo de hoje não tem mais aulas de religião
    nas escolas,é por isso é que está desse jeito!!

    ResponderEliminar
  5. Sou catequista, e queria que você mandasse para mim as fotos do livro completo, achei-o muito belo.
    email: bhrenohenrique61@gmail.com
    Muito Obrigado

    ResponderEliminar
  6. ola eu vi algumas imagens do livro e gostava de comprar onde posso encontra-lo?

    ResponderEliminar
  7. Parabens por esta fantastica iniciativa. Seria possivel enviar-me os catecismos por mail? Ficaria muito grata. egidiabarbosa@gmail.com
    Obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF