Caderneta de cromos de caramelos - “Rebuçados Desportivos” – Confeitaria Universal – Época 38/39

rebucados desportivos universal capa

A caderneta de cromos "Rebuçados Desportivos", da Confeitaria Universo, de António E.Brito, que mais tarde deu origem à Universal, refere-se ao Campeonato de Futebol da 1ª Divisão, da época 38/39.

Esta, como todas as colecçõs dos anos 30, será uma das mais antigas cadernetas de cromos de futebol.
A caderneta integra 8 clubes, sendo que os cromos não representam jogadores na forma individual, mas a equipa no seu todo, em formação clássica, sendo por isso cromos do tipo puzzles (designados na caderneta por "pedaços"). Este expediente foi usado mais tarde noutras edições.

Para além dos 12 cromos que constituiam cada equipa, com a particularidade dos cromos terem diferentes tamanhos, existia ainda o cromo do emblema que se colava na parte superior da equipa. Apesar disso, a equipa do Belenenses foge do esquema já que não é representada como equipa em formação clássica mas em jogadores individuais representados a meio-corpo em molduras ovais.

Outra curiosidade da caderneta: Esta versão que apresentamos, exibe na capa a equipa do Sporting, mas existe uma segunda versão em que a equipa da capa é o Belenenses. Desconhecemos os motivos desta particularidade, mas pode ter a ver com opções ou estratégias de venda, eventualmente de acordo com a zona ou região de distribuição.
Mais curiosidades: Apesar do F.C. Barreirense ter participado no campeonato da época 38/39, a mesma não surge na caderneta, sendo substituída pelo Leixões. Estará representada na versão com o Belenenses na capa? Como não dispomos desse exemplar, não sabemos.
Existem ainda outras curiosidades: O Benfica aparece escrito como "Bemfica", com M em vez de N; A palavra futebol surge como "Foot-Ball".
Equipas representadas: Sporting CP, SL Benfica, FC Porto, CF Belenenses, Casa Pia, Académica do Porto, Leixões SC, Académica.

Como já era norma na época e continuou durante muitos anos, pelo menos até aos anos 70, esta colecção também proporcionava a saída de brindes, exactamente 41 por cada lata. Eis a lista: 1 bola de foot-ball; 1 bola de borracha; 5 cadernetas; 4 fotografias coloridas dos principais clubes ("próprias para quadros"); 30 emblemas de estampar (técnica actualmente chamada de "transfer").
Para se ter direito à bola de foot-ball, a caderneta dispunha de folhas próprias  onde deveriam ser colados os 103 talões, devidamente numerados, que dariam direito ao tão cobiçado prémio. Estes talões vinham junto aos cromos pelo que tinham que ser recortados. Os restantes prémios saíam através de senhas.

Por todas estas particularidades, esta caderneta de cromos "Rebuçados Desportivos", é de facto uma colecção rara, valiosa e curiosa.

rebucados desportivos universal capa 2

rebucados desportivos universal  01

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF