Heróis e factos da nossa História – Raínha Santa Isabel

 

Isabel, princesa do reino de Aragão, nascida em 1271 em Saragoça, filha mais velha de Pedro III, casou a 11 de Fevereiro de 1288, com apenas 17 anos, por procuração, em Barcelona, com o nosso rei D. Dinis, o Lavrador.
Isabel faleceu, em Estremoz, a 4 de Julho de 1336, depois de uma viúvez de 11 anos, já que D. Dinis faleceu em 1325, sucedendo-lhe no trono D.Afonso IV, cognominado de O Bravo. Está sepultada no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.


Devido à sua vida de oração, piedade e dedicação pelos pobres e desvalidos do reino, bem como às suas intervenções de pacificação entre as diversas disputas entre D. Dinis e seu filho D. Afonso e entre este e D. Afonso XI de castela, Isabel grangeou no seio do povo e até da nobreza a fama de santa pelo que veio a ser  beatificada em 1516 pelo Papa Leão X e canonizada pelo Papa Urbano VIII, em 1625, quase um século depois.
À figura de Santa Isabel, ficou relecionado o célebre  "milagre das rosas", cuja história não há quem não conheça e que resume a tranformação milagrosa de pão em rosas, quando D.Dinis interpelou de surpresa a esposa e questionou o volume do seu regaço que suspeitava ser pão para os pobres.

Como não podia deixar de ser, pela sua popularidade, a figura da Raínha Santa Isabel sempre foi abordada nos antigos manuais escolares, tanto nos livros de leitura como nos de História.

Para além das páginas  de um livro de História, que abaixo publico, deixo também uma lição do livro de leitura da terceira classe que nos dá a conhecer uma das populares lendas relacionadas com a santidade da Raínha Santa Isabel.

 

herois da historia santa isabel santa nostalgia 01

herois da historia santa isabel santa nostalgia 02

a laranjeira de santa isabel santa nostalgia

(clicar nas imagens para ampliar)

 

*****SN*****

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF