O salva-vidas voador - Bailey´s Bird

 

"O salva-vidas voador", no original "Bailey´s Bird", é uma série de TV, produzida em 1977 e exibida em 1979, na Austrália, composta por 26 episódios de cerca de 30 minutos, cada, dirigidos por Igor Auzins, Michael Jenkins e Peter Maxwell.
A série em Portugal foi exibida pela RTP logo no início dos anos 80.
"O salva-vidas voador" conta-nos a história do Comandante Bailey, dono de uma "companhia" de aviação, que na realidade tem apenas um único aparelho, que nem sequer é propriamente um avião, mas um velho hidrovião, já com 30 anos de idade.
A acção passa-se nas Ilhas Sabai e Malásia e para além de Bailey, o comandante, o grupo integra um rapaz, Nick, filho deste, um seu amigo nativo, e ainda outras figuras, a maioria crianças locais já que a série destina-se a um público juvenil.
Os episódios centram-se em aventuras à volta da temática do transporte de mercadorias, combate aos piratas e aos caçadores de caça ao tigre. Para além de tudo, os próprios jovens metiam-se frequentemente em "alhadas" que Bailey tinha que resolver. Pelo meio, as dificuldades próprias de um jovem (Nick) dividido entre o chamamento  de duas civilizações, a nativa e a continental.

Pessoalmente, recodo-me de não seguir a série na sua totalidade, como fiz relativamente a outras nos anos 70, mas mesmo assim assisti a vários episódios e as aventuras eram sempre agradáveis de seguir. Adorava ver aquele velho hidrovião, sempre com dificuldades a descolar mas, finalmente, lá se erguia rumo a mais uma missão.

Tendo sido uma série de sucesso em Portugal, é surpreendente a pouca informação disponível sobre esta produção australiana. Valeram-me a minha memória, nem sempre falível, e algumas velhas revistas.

salva vidas voador baileys bird santa nostalgia

salva vidas voador baileys bird santa nostalgia 2

Casting:

    Hu Pryce     ........     Commandant Bailey
    Mark Lee    .........     Nick
    Holger Hagen    ....     Carl Mueller
    Noor Azizan    ......     Dr. Susalim
    Cletus Ng    .........     Chin Ho
    Shahar Khaalid    ..     Ahmad

 

*****SN*****

Comentários

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF