Cromos de caramelos – Heróis do Desporto – 55/56 – Joneca, L.da

 

 

Hoje deixamos aqui a memória sobre a caderneta de cromos de caramelos "Heróis do Desporto", uma edição da JONECA, L.DA, do Montijo. A caderneta tem o subtítulo de “Estampas coloridas dos principais futebolistas portugueses”. Verifica-se assim que os termos “cromo” ou “cromos” ainda não eram muito usuais.


A caderneta integra todas as equipas que nessa época participaram no Campeonato de Futebol da 1ª Divisão da época 55/56 e que estão indicadas na tabela classificativa abaixo reproduzida.


Como se constata, o vencedor desse campeonato foi o FC do Porto, com o mesmo número de pontos que o SL Benfica mas com melhor goal-average e confronto directo. Na terceira posição ficou o Sporting. O SC Braga desceria à 2ª Divisão sendo substituído na época seguinte pelo Oriental de Lisboa. Não deixa de ser curioso que nesta época apenas tenha descido um clube ao passo que na época seguinte, com o mesmo número de participantes, foram duas equipas a descer de escalão. Peculiaridades do nosso futebol.


Ainda em relação à caderneta, esta mantém o grafismo clássico seguido pelas edições da época, ou seja, equipas formadas por 11 jogadores representados a corpo-inteiro sobre um fundo de duas cores: Verde, na zona do relvado e amarelo na parte superior. Nesta colecção ressalta a curiosidade do guarda-redes estar localizado centralmente sobre uma baliza desenhada na caderneta e ladeado por dois defesas.


A capa tem um grafismo interessante, com a reprodução de quatro bandeiras com os emblemas dos quatro grandes (Benfica, Sporting, Porto e Belenenses), ao centro uma bola e dois jogadores em movimento, represnetando a clássica dupla Benfica/Sporting. Sobre esta dupla, a curiosidade de que o Benfica nesse ano venceu em casa o Sporting por 3-0, perdendo na casa dos leões por 0-1. Já o Porto venceu o Benfica em casa por 3-0 e empatou 1-1 em Lisboa. O FC POrto voltaria a vencer duas épocas (58/59) depois já que pelo meio venceram o Benfica (56/57) e o Sporting (57/58).


Como era norma, a colecção implicava a saída de diversos brindes, muitos dos quais bastante úteis na escola, como lapiseiras, lápis, afias, etc.

 

herois do desporto joneca santa nostalgia 01

herois do desporto joneca santa nostalgia 02

herois do desporto joneca santa nostalgia 03

herois do desporto joneca santa nostalgia 04

 

barra2

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF