Catecismos da Primeira Comunhão

 catecismo primeira comunhao sn1 1 f1
- Versão ilustrada por Laura Costa

Já falei aqui do meu Catecismo da Primeira Comunhão, correspondente ao Volume I da série Catecismo Nacional, que vigorou nos anos 50 e 60 no ensino da Catequese.
Num destes dias, desfolhando com mais calma outros exemplares de catecismos, constatei que existe uma outra versão deste mesmo Catecismo da Primeira Comunhão, com semelhanças compreensíveis mas por outro lado intrigantes.

Ambos os catecismos são indicados como oficiais e emanam de uma directiva ou aprovação datada de 7 de Outubro de 1953, assinada por D. Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal Patriarca de Lisboa. Por conseguinte, as lições são exactamente as mesmas.
Uma das versões está ilustrada com desenhos da artista Laura Costa e  foi impressa na Litografia União, Limitada - Vila Nova de Gaia enquanto que a outra, está ilustrada por Vitor Peón e foi impressa na Fotogravura Nacional - Lisboa.

Para além de tudo, a grande intriga está na semelhança das ilustrações de ambos os artistas. Não no estilo e na arte, que francamente são distintas, mas na estrutura de cada figura, incluindo as próprias legendas. Desconhecendo os motivos, e atendendo à mesma data da aprovação dos catecismos, fica a dúvida se foi Vitor Péon a copiar a Laura Costa ou vice-versa, ou se ambos se limitaram a seguir indicações pormenorizadas e superiores quanto à estrutura e descrição de cada quadro. A ter em conta as semelhanças de cada composição, tudo indica, porém, que um dos artistas copiou o outro. Pessoalmente acredito que os originais possam ser de Laura Costa, já que era a mais velha e consagrada  na ilustração de motivos e livros de temática religiosa.

Apesar de distintos, os dois estilos são interessantes, notando-se no traço de Vitor Péon a técnica proveniente da sua ligação à Banda Desenhada, com imagens e personagens mais dinâmicas e expressivas e Laura Costa com um estilo mais pictórico, com as suas figuras impregnadas de motivos folclóricos e de vestuário do Portugal rural de então, uma das marcas da pintora/ilustradora portuense.

Quanto ao facto de se terem publicado dois catecismos com estilos diferenciados, julgo que teve a ver com a política de distribuição, pelo que será natural que uma edição fosse destinada ao sul do pais e a outra ao norte.
Por outro lado, desconheço se esta situação aconteceu relativamente aos restantes volumes correspondentes aos demais anos e classes da Catequese.
De seguida reproduzimos algumas páginas dos respectivos catecismos para se verificar as tais semelhanças ao nível das ilustrações.

catecismo primeira comunhao sn2 f1
- Versão ilustrada por Vitor Péon

catecismo primeira comunhao sn1 f6

catecismo primeira comunhao sn2 f6

catecismo primeira comunhao sn1 f7

catecismo primeira comunhao sn2 f7

catecismo primeira comunhao sn1 l6

catecismo primeira comunhao sn2 f4

catecismo primeira comunhao sn1 l7

catecismo primeira comunhao sn2 f5

Comentários

  1. O meu, nos anos 66/67 era o que tinha ilustrações de Laura Costa. Tanto tempo....

    ResponderEliminar
  2. José Azevedo e Menezes05/07/10, 01:21

    Cara Santa:

    O catecismo pelo qual estudei era o ilustrado por Laura Costa. Penso que este seja mais recente, pelo preço. O de Laura Costa custava 1$50 e o de Vitor Péon 1$00.
    Não me parece que este caso tenha que ver com a distribuição, pois se assim fosse seria mais natural que que o catecismo impresso em Vila Nova de Gaia se destinasse ao Norte. Ora, eu vivia e vivo ainda em Lisboa, e aprendi por esse.
    O que tenho constatado em alfarrabistas e feiras de velharias é que o catecismo de Péon é muito mais raro. Provavelmente, a distribuição deste foi em muito menor número.
    Enfim, um caso por esclarecer.

    Cumprimentos

    José Azevedo e Menezes

    ResponderEliminar
  3. tantos anos se passaram... mais de 50!!!
    é bom reviver.
    rosamaria

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, gostei muito dos catecismos. Gostaria de saber se seria possível mandá-los por e-mail. meu e-mail é ventorumdominus@hotmail.com

    Muito obrigado,
    abraços,
    Desiderio de Resende

    ResponderEliminar
  5. Poderia me enviar os catecismos por email?
    gaabrielvitor2010@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Boa noite ,o primeiro é de Laura Costa , foi o meu catecismo e eu reconheço as ilustrações pq Laura Costa era minha madrinha de baptismo e eu privei mto com ela felizmente , em relação ao 2 catecismo não é dela e essa questão da distribuição não me parece viável e penso que os traços são bem diferentes . Adorei saber que existe este blogue, ela tem obras lindas , ilustrações fantásticas com os seus pormenores tão próprios ,. Um abraço ,maria paula pedrosa santana

    ResponderEliminar
  7. Maria Paula Pedrosa Santana,
    agradecemos o comentário e a sua participação.
    Será de facto um privilégio ser afilhada da Laura Costa.

    Quanto à questão da distribuição do catecismo, é naturalmente uma suposição nossa já que não dispomos de elementos que a confirmem ou desconfirmem.

    Quanto à questão do traço, são obviamente diferentes e como disse no artigo, inclino-me para o cenário de os desenhos de Laura Costa serem anteriores aos de Vitor Peon. Agora quanto à cópia da estrutura de cada ilustração não há dúvidas de que é por demais evidente. Basta comparar as folhas que publico.

    Sendo afilhada da Laura Costa, seria um privilégio que pudesse, via email, dar-nos mais algumas informações da sua vida e obra, já que os dados que temos são poucos. Tendo sido uma figura proeminente da ilustração infantil, e não só, em Portugal, permanece ainda como uma artista pouco conhecida, o que nos entristece.

    Se puder e souber, pois, partilhar mais informações, agradecemos que nos contacte para o nosso email: santanostalgiablog arroba gmail ponto com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Tenho 70 anos. Desta colecção, tenho o o volume nº 2, que guardo religiosamente. Ou outros, os bichos do papel estragaram-mos por completo . Por razões de vário ordem, não estudei o quarto volume, nem comunguei solenemente. Gostaria, porém, de ter os volumes 1 e 2. Será que faz o especial favor de enviar para o meu email os esses catecismos, anos de 1950 a 1960, com desenhos desenhos da D. laura Costa? Qual o custo de tal trabalho? Obrigado e os meus cumprimentos. António José Goles Lo0pes

      Eliminar
  8. Que bela recordação. O meu catecismo da 1ª Comunhão era esse, o ilustrado por Laura Costa cujos imagens são lindíssimas. Também tinha para as outras classes da Escola Primária.

    ResponderEliminar
  9. poderia me mandar catecismo por e-mail: jivan@pombalnet.com.br

    ResponderEliminar
  10. Olá, Boa Tarde sou leitor assíduo do vosso blog, e ficaria muito agradecido se pudessem mandar o catecismo para o meu email: franciscocoimbra509@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. Salve Maria! Poderia me enviar por email.
    anaqueila@antonioroyomarin.com.br
    Grata, Ana Queila

    ResponderEliminar
  12. Olá,você poderia me enviar por pdf o Catecismo da Doutrina Cristã ilustrado por Laura Costa e o caderno de atividades,seria para mim ensinar meus filhos pequenos,meu e mail: priscilaheidi@gmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF