MacGyver – A série do Dr. Engenhocas


Está a passar na RTP Memória a série de culto dos anos 80, MacGyver. É exibida diariamente cerca das 21.30 horas. Para quem pretender reviver, é uma boa oportunidade.
McGyver, interpretado por Richard Dean Anderson,  é um agente governamental, da agência  DXS - Department of External Services, que se caracteriza pela sua esperteza e astúcia, aliadas ao domínio de técnicas e conhecimentos na área da mecânica, física e química que nos momentos chave das diversas histórias resolvia as coisas sem recurso a armas ou a violência.
Esta série de TV, de origem nos Estados Unidos, foi produzida por Henry Winkler e John Rich, ao longo de 8 temporadas de 1985 a 1992, num total de 139 episódios. Teve ainda lugar a dois filmes já em 1994. De facto foi uma produção muito profícua a que não é alheia a popularidade que granjeou a nível mundial.
Quanto a outras personagens, de destacar Pete Thornton, interpretado por Dana Elcar, que era o chefe de MacGyver, que assumia funções na entidade  DXS - Department of External Services.
Pessoalmente nunca fui muito apreciador da série, ao contrário de alguns dos meus irmãos, que são fãs. É verdade que MacGyver contrapunha a inteligência ao uso de armas ou violência, marcando um estilo muito próprio, longe dos vulgares estereotipos dos heróis ou super heróis, muito comuns nas séries americanas, mas algumas situações não me convenciam. Ou seja, sempre que se lhe deparava um problema, para além do seu inseparável canivete suiço, as coisas estavam ali, sempre à mão. Aparecia tudo quanto precisava como se tivessem sido encomendadas e feitas por medida. Ele era de facto um engenhocas, mas esse lado das histórias irritava-me um pouco.
A série absorveu muito do estilo demonstrado por outras séries importantes, nomeadamente a “Missão Impossível”, onde o uso de tecnologias em detrimento da violência era um ponto forte.
Apesar disso, assisti a muitos episódios e mesmo agora, sempre que posso, revejo na RTP Memória. MacGyver, foi de facto uma série que marcou toda a década de 80 e como tal merecer ser aqui recorda, até, porque como se disse no início, está a passar novamente na RTP Memória.

macgyver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF