Caderneta de cromos de caramelos - Os Grandes da Bola – Confeitaria Alex – Época 66/67

 

Hoje trago à memória a caderneta de cromos de caramelos “Os Grandes da Bola”, uma edição da casa Produtos da Confeitaria Alex, referente à época futebolística 66/67.

Equipas representadas: SL Benfica, Sporting CP, FC Porto, CF Os Belenenses, GD CUF, Académica de Coimbra, V. Setúbal, V. Guimarães, Leixões SC, SC Braga, Atlético CP, Varzim, SC, SC Beira-Mar e AD Sanjoananese.

Esta colecção é composta por 154 cromos, na colecção designados de estampas (fotografias artisticamente coloridas), correspondendo 11 por cada uma das 14 equipas.

A estrutura é a clássica das cadernetas de cromos de caramelos, seguida pelas editoras da época, com os 11 jogadores por página, distribuídos em 3 linhas (3+4+4), com o guarda-redes na linha de cima, ladeado por dois defesas.

Os cromos são típicos dos caramelos, com os jogadores pintados sobre um fundo colorido. No caso as cores amarelo na parte superior o e verde na zona do relvado. O nome do clube numa barra preta na zona superior  e o nome do jogador e nº do cromo numa barra preta inferior. Lateralmente, uma bordadura de elementos gráficos repetidos. Como sempre, apesar da pobreza gráfica, os cromos  apresentam um efeito mágico na sua representação global em cada página.

Como não podia deixar de ser, esta é uma caderneta muito rara e desejada por coleccionadores. A capa está bem conseguida, com uma fotografia de uma acção de um jogo entre o Benfica e o FC do Porto, aparentemente disputado no Estádio da Luz.

A título de curiosidade estatística, nessa época de 66/67, o SL Benfica foi o vencedor do campeonato, com 43 pontos, seguido da surpreendente Académica de Coimbra, com 40 pontos, acima do FC Porto e Sporting com 39 e 30 pontos, respectivamente. Nessa época desceram à divisão secundária as equipas do Atlético CP e o SC Beira-Mar, sendo substituídas pelas primodivisionárias equipas do FC Tirsense e FC Barreirense.

 

os grandes da bola alex capa

os grandes da bola alex benfica

os grandes da bola alex leixoes 

os grandes da bola alex cromo rui rodrigues

*

*

*

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF