Filuminismo – Carteiras de fósforos com desportistas

 

 

No início da década de 60, a Sociedade Nacional de Fósforos - Lisboa, editou e comercializou uma excelente e interessante colecção de carteiras de fósforos com desenhos em caricatura de desportistas portugueses, onde predominam os jogadores de futebol, mas também hoquistas, ciclistas e outros.


A colecção é composta por 90 carteiras, muito bem desenhadas pelo ilustrador caricaturista José Pargana (1928-1988).
Para além da caricatura e o nome popular do atleta estampados na parte frontal da carteira, a parte posterior integrava alguns dados biográficos, como o nome completo, local e data de nascimento, modalidade e clubes representados.


Para quem gosta de filuminismo e de cromos, esta colecção é tipo 2 em 1, sendo assim um artigo apetecível pelos coleccionadores de ambos os temas.
Esta colecção de carteiras de fósforos já tem aparecido à venda, umas vezes completa e outras incompleta, mas quase sempre por um valor muito razoável tendo em conta a sua antiguidade e popularidade do tema focado, mas também o estado de conservação. Ainda há pouco tempo vi a colecção completa com as carteiras ainda com a totalidade dos fósforos.


Pessoalmente tenho a colecção completa, já sem fósforos, adquirida há já alguns anos, adquirida a um amigo que a coleccionou. Aos poucos, pretendo ir colando por aqui alguns desses excelentes exemplares, recordando alguns dos nossos conhecidos desportistas de outros tempos mas intemporais.

 

filuminismo_desportistas_sn_90_89

filuminismo_desportistas_sn_88_87

filuminismo_desportistas_sn_86_85

*

*

*

Comentários

  1. Por um, arrasta o outro. Falo de acasos, que por linhas e travessas me trouxe aqui. E ainda bem! Os meus parabéns! Cá voltarei, logo que o tempo me dê um vagar...
    (lembro-me bem, destas carteiras de fósforos, lembro!...)
    Abraço!

    tintapermanente

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF