Clube do Cromo – Os Grandes Inventores

 os grandes inventores_sn_capa_01

No universo do coleccionismo de cromos em Portugal, a editora Clube do Cromo tem um lugar de especial destaque pela quantidade e qualidade de colecções que produziu, tanto no tema do futebol como nos temas didácticos.
Tal como a própria designação o indica, a editora tinha de facto uma componente de clube, por isso com membros inscritos e que tinham acesso a algumas regalias nas edições. No início as inscrições como membro do clube eram gratuitas mas a partir de 1977 o clube entrou no que designou de "nova fase da sua existência". A partir de então a inscrição deixou de ser gratuita e passou a custar 20$00, pagos de uma só vez. Por outro lado, a quota anual custaria 100$00. Era bastante dinheiro para a época mas atente-se nas regalias concedidas aos membros e então publicitadas:
a) receber grátis em sua casa, todos os álbuns de todas as colecções editadas pelo clube no espaço de um ano;
b) receber um cartão de identificação numerado;
c) participar em todos os concursos e provas desportivas organizadas pelo Clube do Cromo;
d) colaborar em todas as revistas do Clube, nomeadamente "O Primeiro Golo", "Corridas de Automóveis" e "Corridas de Motos";
e) receber de forma gratuita o 1º número de todas as revistas juvenis ou infantis editadas pelo Clube;
f) requisitar um suplemento de cromos para além dos habitualmente concedidos.

Não sabemos em concreto quanto tempo durou esta "nova fase", mas provavelmente até finais dos anos 80, altura em que começou o declínio das editoras de cromos.
As edições do Clube do Cromo tinham de facto uma forte componente didáctica pelo que as colecções eram assim muito instrutivas e que para além do prazer do coleccionismo proporcionavam ensino e cultura.
Dentro desta linha editorial da Clube do Cromo, hoje falamos de uma popular e instrutiva colecção de cromos, designada de “Os Grandes Inventores e seus Inventos”, integrada na série História do Homem. Como o nome sugere, através da caderneta e dos seus cromos, são dados a conhecer os nomes dos principais inventores e seus inventos que ajudaram ao desenvolvimento do progresso humano e da moderna civilização, desde os tempos mais antigos, com nomes, sem rigor de ordem, como Ptolomeu, Eratóstenes, Arquimedes, Hipócrates, Newton, Morse, Ampére, Bell, Edison, irmãos Curie, Marconi, Fleming, Franklin, Gutenberg, irmãos Lumiére, Nobel, Marconi e Egas Moniz,etc, etc.
A caderneta, editada em 1977, tem as dimensões de 214 x 300 mm, 24 páginas e 162 cromos muito bem ilustrados. Na própria caderneta, abaixo do espaço de colagem do cromo, era feita a apresentação do inventor e uma breve descrição do principal invento ou descoberta. Não consegui apurar o autor das ilustrações dos cromos.


os grandes inventores_sn_02

os grandes inventores_sn_egas moniz 03

os grandes inventores_sn_04

Comentários

  1. Á parti destes homens a modernidade chegou.

    ResponderEliminar
  2. Só se for Á PARTI mesmo...
    tabarel

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF