Hoje trago à memória o “Livro de Leitura da 4ª Classe”, de autoria de Ulysses Machado.
A edição em causa, a 17ª, apresenta o formato de 147 x 195 mm, com capa cartonada, lombada de tecido envernizado e com 228 páginas.
A edição não tem qualquer referência quanto à data, mas porque faz referência a uma passagem do Diário do Governo de 21/03/1932, julgo ser do final dos anos 30, princípios de 40.
Ulysses Machado, embora pouco saibamos da sua pessoa e da sua obra, foi autor conceituado de muitos manuais da escola primária, tanto livros de leitura para as diferentes classes, como de gramática, aritmética, geometria e diversos cadernos de problemas e exercícios.
Este livro de leitura, apresenta muitas e bonitas ilustrações, a maioria a preto-branco, mas algumas a cores, de autoria do mestre Alfredo Moraes (1)
(1) Alfredo de Moraes – 1872/1972 - Aguarelista e ilustrador, nasceu em Lisboa em 1872.
Trabalhou em litografia na Imprensa Nacional e foi professor na Sociedade Nacional de Belas Artes. Fez ilustrações para jornais - como Folha do Povo, Diário da Manhã, O Século, Diário de Notícias, O Mundo – e para numerosos livros, sendo disputadíssimo pelas editoras. De entre estas ilustrou uma tradução de D. José Carcomo de D. Quichote da Mancha e uma adaptação para jovens para a Biblioteca Ideal, ambas nos anos 20 do século XX. Morreu em Lisboa em 1972.
(fonte: Biblioteca Nacional)
*
*
Foi por causa dos livros do Ensino primário, que eu começei a vistar o seu blogue. E por aqui, muitas vezes me perco em inumeras e boas recordações.
ResponderEliminarEste não é um livro que eu tenha conhecido. Mas pelo que vi existem textos que depois se mantiveram em livros posteriores, com outra edição, claro...
Muito obrigado, por tudo o que me tem feito recordar!
Interesante
ResponderEliminarBom Dia!
ResponderEliminarSou professora e trabalhei 25 anos com crianças entre 7 e 9 anos.Adorei os contos...
As folhas dos livros me fazem lembrar os mais antigos, embora, eu não os tenha usado com meus alunos.Os textos, sim.
É muito bom vir aqui....
Um abraço Emília
Maria João e Emília,
ResponderEliminareu é que agradeço a vossa visita.
Voltem sempre!
Primeiro desculpem a gramatica, nao escrevo portugues a quaise 40 anos.
ResponderEliminarProcuro um livro da quarta classe cerca fim dos 60's, se nao estou errado o desenho da coberta (cover)era um escuteiro com uma bandeira do escudo Portugues.
Qualquer ajuda a realisar o meu sonho e memorias da minha infacia sera muito apreciada, porque nao sei se posso voltar.
Pago o valor, correio e o trabalho.
Por favor contact Rui Caldeira, caring1@excite.com, royston@techemail.com
Melbourne,
Australia
Bom dia, amigo;
Eliminarpode encontrar original desse livro na Livraria Rodrigues em Lisboa, rua do ouro, 188 Lisboa. Certo que já está quase a encerrar devido á avançada idade do seu proprietário, herdeiro e sobrinho(a) do então Ulysses machado , autor dos livros
muito obrigado ao autor do blogue
ResponderEliminarfinalmente encontrei o livro de instrução primário seguido pela minha mãe. ela tinha razão o autor, Ulisses Machado era competente.
Para todos os seguidores deste blog, a Livraria Rodrigues em lisboa era propriedade do Ulysses machado, nete momento ainda pertence aos herdeiros, su a sobrinha Maria está a tentar criar um museu com todo o infinito espólio do seu tio.
ResponderEliminar