Aspiradores Nilfisk

 

aspiradores nilfisk logo

aspirador nilfisk sn2 13042010

aspirador antigo 

Os aspiradores desde há muito que se tornaram num equipamento doméstico quase insubstituível. Actualmente dispõem de modernas tecnologias que permitem aspirar sem o tradicional saco, bem como asseguram a aspiração a seco e a aspiração de líquidos.

A primeira versão conhecida de um aspirador data de 1869, por Ives McGaffey, uma solução rudimentar e mecânica, funcionando com o accionamento manual de uma ventoínha e destinada essencialmente à limpeza de tapetes. A versão eléctrica surgiu em 1907, inventada pelo norte-americano Murray Spangler, funcionário da Hoover, empresa que lhe adquiriu os direitos de fabrico logo depois, em 1908, antevendo o sucesso futuro do aparelho. A verdade é que, nos nossos dias, apesar de uma imensa panóplia de marcas e modelos de aspiradores, a Hoover é quase sinónimo de aspirador.
Neste contexto, hoje trago à memória uma importante marca de aspiradores, também repleta de história e quase sempre garantia de qualidade, a Nilfisk. De origem dinamarquesa, a sua fundação data precisamente de 1906, quase a data da invenção de Splangler.
A Nilfisk está presente em Portugal desde 1972 e dispõe de uma ampla gama para os mercados doméstico e industrial.
A empresa está actualmente implantada a nível mundial e dispõe de fábricas em vários países, dispondo de 5000 empregados.
Curiosamente, apesar da sua entrada em Portugal ocorrer apenas em 1972, os equipamentos da Nilfisk já eram comercializados através de estabelecimentos importandores ou representantes. É o caso deste modelo, o Nilfisk Super 670, que acima damos à estampa num cartaz publicitário do ano de 1960. Era apregoado como o aspirador preferido pela mulher, sendo o mais prático, o mais activo e com novos acessórios.

É verdade que as diferentes marcas de aspiradores têm lançado ao longo dos tempos diferentes e inovadores modelos, de design ajustado às épocas, mas bem vistas as coisas, principalmente nos modelos industriais ou domésticos mais robustos, os actuais modelos não diferem muito do apresentado no cartaz publicitário de há 50 anos, o que não deixa de ser surpreendente face aos enormes avanços de design e  tecnologia.
Por tudo isso, a Nilfisk é uma marca com história e que certamente ajudou muitas donas-de-casa portuguesas, facilitando em muito a sempre árdua tarefa de manter a casa bem limpa.

- Nilfisk

- Companhia

- História

Comentários

  1. Boa noite tenho um aspirador igual ao da publicidade acima e gostaria de saber se vale algo caso o dicida vender. Ob.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF