Caderno escolar – Lusito - Lusita

 Colocando de lado a questão ideológica, propagandista ou de outra natureza, que não vêm ao caso, hoje damos à estampa um dos mais emblemáticos cadernos escolares de sempre. Não pela particularidade do motivo em si, mas principalmente pelo grafismo e pelo colorido utilizado na ilustração, o que de facto não era muito vulgar, até porque um dos princípios da produção de cadernos escolares, como artigos auxiliares, era o seu baixo custo.

Este caderno, julgo ser dos anos 40, tem como tema a Mocidade Portuguesa, sendo que a capa é alusiva aos lusitos, componente masculina do movimento, cujo escalão integrava as crianças rapazes dos 7 aos 10 anos, e na contra-capa, às lusitas, componente feminina.

Veja-se que o estandarte do movimento diferia, sendo o dos lusitos de forma quadrada e o das lusitas em forma de losango.
Este caderno, nos sítios de leilões e vendas de antiguidades e coleccionismo, é um dos cadernos escolares mais valorizados e procurados e o seu preço varia entre os 5 e os 20 euros, dependendo do estado de conservação.

caderno escolar sn 26062010_01

caderno escolar sn 26062010_02

Tópicos relacionados:
Scotch – Caderno escolar
Caderno escolar - João de Deus
Cadernos escolares - A família Pituxa
cadernos escolares – Castelos
Livrinho da Tabuada - PBC
Dia Nacional dos Castelos

Comentários

  1. Eu também fui um Pequeno Lusito.E não vejo nada de mal nisso.A meu educação era dada pelos meus pais.Sêr Lusito era como fazer parte de um clube,digamos,de xadrez.Que muitos não apreciam.nem eu,e acham que é snobismo jogar xadrez.Sêr Lusito era uma ocupação na escola primária e nunca vi ou ouvi falar de politica.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF