Caderno Escolar – Pêbêcê – Anos 40

 

Já temos aqui falado dos emblemáticos cadernos escolares, preciosos auxiliares no percurso da nossa escola primária. Havia-os de diferentes tipos, tais como de folha lisa, duas linhas, linha estreita e quadriculados, por isso adaptados às diferentes funções, fosse de desenho, escrita ou aritmética. Os cadernos eram assim um auxiliar efêmero já que normalmente depois de totalmente utilizados eram deitados fora.  Por isso, e porque ao longo do ano escolar eram precisos vários, era um artigo muito usado pelo que tinha que ser de preço acessível às carteiras das famílias, por regra pobres e humildes. Não admira, pois, que os cadernos escolares doutros tempos fossem muito simples, quase sempre com poucas folhas e capas de papel muito delicado. Apesar disso, tinham uma beleza quase despropositada à sua função e hoje, observados à distância, eles têm um encanto acrescido e não surpreende que sejam um produto muito procurado por coleccionadores e saudosistas.

O caderno que hoje trazemos à memória é dos anos 40, associado à Mocidade Portuguesa. É um caderno produzido pela empresa Papéis PBC, que nesta área foi muito produtiva, especialmente nos anos 40 e 50, antes do domínio da Ambar a qual ainda hoje é uma das maiores produtoras de cadernos e material escolar. Quanto à PBC desconheço o seu destino e as informações sobre a empresa são praticamente inexistentes.

Este caderno em particular, é de linha estreita, adequado à aprendizagem da caligrafia, portanto normalmente na primeira classe. Na capa, a cores, está representado um menino muito compenetrado na arte da escrita, sobre a clássica secretária da escola, vendo-se ainda alguns símbolos característicos, como o globo terrestre, o mapa de Portugal e uma bandeira da Mocidade Portuguesa.

Na contra-capa, como era usual, estão representadas as tabuadas de multiplicar e dividir e ainda uma gravura com um menino e duas meninas a brincarem à bola.

É sem dúvida um caderno muito bonito e que ilustra muito bem um conjunto de símbolos ligados ao ensino primário do tempo do Estado Novo.

Voltaremos ao tema, com novos (velhos) cadernos.

caderno pbc sn 1

caderno pbc 2

Tópicos relacionados:

Cadernos escolares - A família Pituxa
Caderno escolar - João de Deus
Tabuada

Comentários

  1. respigadores disse...

    Infelizmente, a Pêbêcê já fechou portas e o interior do seu imponente edifício, no centro do Porto, foi recentemente desmantelado...
    14 de Maio de 2010 16:36
    respigadores disse...

    Já agora, muitos parabéns pelo blogue. É sempre um gosto lê-lo.
    14 de Maio de 2010 16:38

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF