Detergente AJAX – O do cavaleiro branco

 

detergente ajax sn_01

Hoje trago à memória o detergente AJAX. Para o efeito publico um belo e colorido cartaz publicitário de meados da década de 1960.

É verdade que esta marca ainda existe e faz parte da habitual panóplia de artigos de limpeza de qualquer casa (para pavimentos, louças sanitárias e vidraças), mas a sua longa história e popularidade merecem uma referência especial.


Para além da qualidade que lhe é reconhecida nos produtos actuais, e que já nesses tempos apregoava a tripla acção proporcionada pelos grânulos brancos, azuis e verdes, na variedade de detergente para a roupa, este produto, propriedade da Colgate-Palmolive, lançado em meados da década de 1940, tornou-se popular pela forte publicidade que com frequência passava na rádio e TV para além de ser presença habitual em jornais e revistas.
Dessa publicidade, ficou sobretudo na memória o reclame  que no início dos anos 70 passava na RTP onde surgia um cavaleiro branco, típico da Idade Média, montando um cavalo igualmente branco, empunhando uma lança que emanava uma espécie de raios que imediatamente tornava branca a suja roupa de uns miúdos traquinas que brincavam à luta no chão.
Esse cavaleiro branco tornou-se ainda mais popular porque, em miniatura de plástico dentro dos pacotes, era oferecido como brinde. Hoje em dia é uma peça rara e muito procurada por coleccionadores dos chamados "bonecos monocromáticos", também oferecidos com regularidade por outros detergentes como o JUÁ e até mesmo por marcas de gelados como a OLÁ e a RAJÁ.
O AJAX inicialmente era produzido em pó, idêntico ao igualmente popular OMO. Mais tarde o AJAX também passou a ser produzido na forma líquida, à base de amoníaco.

detergente ajax

Finalmente, confesso que em criança relacionava esta marca com a equipa de futebol holandesa, o AJAX de Amesterdão, então  com outra importância e notoriedade já que em 1970, 1971 e 1972, com jogadores fabulosos como Johan Cruijff, Johan Neeskens, Piet Keizer e Sjaak Swart, entre outrosvenceu a Taça dos Campeões Europeus. Mas isto já dava para outras memórias.

- Artigos relacionados, ou não:

Detergente JUÁ - A Régua Mágica e outros brindes
Detergente OMO - OMO lava mais branco!
Detergente OMO
OMO – Detergente que lava mais branco

Comentários

  1. sei quem era o cavaleiro que fez o anuncio e posso prova lo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF