Talco – Sabonete Cadum

talco sabonete cadum sn_dz68

Depois de termos já recordado algumas marcas de talco, enquanto produto de higiene íntima, voltamos à carga, desta vez com outra popular marca, a Cadum. Apesar disso, a marca que pertencencia à Colgate-Palmolive, aquando do seu lançamento em Portugal no ano de 1962, entre nós e mesmo a nível mundial está sobretudo associada ao formato de sabonete.

O sabonete Cadum foi lançado no nosso país pela Colgate-Palmolive em 1962. Todavia, teve a sua origem muito antes,  em 1907, fruto de uma parceria de um homem de negócios americano, ligado à publicidade, Michaël Winburn,  e um farmacêutico francês, Louis Nathan, que depois de uma primeira boa experiência com um creme à base de extractos de óleo, com a qual o primeiro curou um eczema, em 1912 desenvolveram com êxito um sabão em barra à base de óleo de amêndoa doce a que deram o nome de Cadum, na altura um luxo, e que depois deu lugar ao formato sabonete. Um pouco mais tarde foi associada à marca o conhecido bébé Cadum (Cadum Baby), que se tornou durante muito tempo numa referência comercial do produto, a qual foi apenas abondonada em 1952 aquando da integração da marca no universo da Colgate-Palmolive. 

Apesar disso, o ícone do BéBé Cadum ainda está muito presente sobretudo na sociedade francesa. Em 1924 deu lugar a um popular consurso destinado a eleger anualmente o Bébé Cadum. Também nos primeiros anos, a marca procurou estar associada a nomes de mulheres famosas da época, no que terá sido predecessora das famosas estrelas que mais tarde usariam um outro popular sabonete, o Lux.

A ligação da marca à Colgate-Palmolive terminou em 2003, com a aquisição por parte de um grupo anglo-francês, e actualmente a Cadum S.A. continua a ser uma empresa e marca de sucesso, fiel à sua História, retomando o clichê do Bébé Cadum, com produtos inovadores na área da cosmética e higiene pessoal, sobretudo higiene íntima. Da empresa, em França são muito populares as marcas Donge e Cleópatra.

Pessoalmente, lembro-me muito bem do sabonete Cadum e, entre outras marcas, era usado frequentemente em casa embora, pela tal figura do Cadum Baby, já falada, era pejorativamente associado a bébés e a raparigas. Ora a ser assim, os rapazes preferiam cheirar mal do que cheirar a "menina". Coisas de rapazes.

Publica-se imediatamente abaixo um cartaz publicitário do Talco Cadum, datado de Dezembro de 1968, tinha eu então 6 anitos e deveria andar pela primeira classe do Ensino Primário. Também de seguida publico alguns dos famosos cartazes da marca bem mais antigos, nomeadamente o tal famoso Cadum Baby.

savon cadum

cadum baby cadum

cadum baby

cadum baby 2

cadum baby 3

sabonete cadum actual

- Sabone Cadum na actualidade

 

- Tópicos relacionados:

Borotalco - Pó talco Ausonia
Sabonete e pó-talco Bebex
Ralay Baby – a higiene para o bébé
Produtos de higiene para bébé – Johnsons
Pó Talco Tandem

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF