Livro de leitura para a 1ª classe – Romeu Pimenta e Domingos Evangelista

romeu_pimenta_1_classe_sn_01

Livro de Leitura para a 1ª Classe.
Autores: Romeu Pimenta e Domingos Evangelista.
Edição: Editora Educação Nacional – Rua do Almada, 125 – Porto.
Ano: 1938
Formato: 115 x 180 mm – 73 páginas a 2 cores.
Composição e impressão: Tipografia Sequeira, L.da.

Hoje trago à memória  este belo livro da primeira classe do Ensino Primário, utilizado por quem hoje anda na casa dos 80 anos. Portanto, alguns dos nossos pais ou avós, dependendo da nossa idade,  utilizaram este livro e com ele aprenderam as primeiras letras. Os temas giram à volta do amor pelos pais, pela família e pelas coisas que nos rodeiam na natureza, como os animais. Veja-se os títulos das diferentes lições: O novo livro; A nova escola; a,e,i,o,u; A obediência; Jesus e as crianças; O caminho da escola; O gatinho; Crucifixo; As flores; Os cinco sentidos; Não devemos mentir; A história do chasco e do pisco; Os ninhos; No recreio; As andorinhas; A fruta; Os bons irmãos, O meu pai; Casinha de pobres; Diana; Os transportes; O pião; A junta de bois; O boi; As vindimas; Uma lavrada; O rio; Ajudemo-nos uns aos outros; Natal; O rego da água; A merenda do Fernandinho, A árvore; A gratidão de um povo; Exercícios de caligrafia.

Este livro, que se diferencia pela sua capa com motivo floral, com a particularidade de essa ilustração, de acordo com nota dos autores, ter sido realizada pela menina Helena da Silva Graça, de 11 anos, da Foz do Douro e aluna de um dos autores. De resto, a colaboração de alunos estende-se a outras páginas, nomeadamente a menina Júlia Cândida de Sá Barros, de 10 anos e também da Foz do Douro e Damião Reina, de Cerveira, de 11 anos. As demais gravuras do livro foram produzidas pela Simão Guimarãis, Sucrs.

O livro tem uma estrutura interessante, com uma lição numa página e na página seguinte, exercícios à volta do tema. É claro que, comparando este manual com um dos actuais livros da classe correspondente a diferença é abismal, não apenas nas considerações gráficas, mas na ilustração e programa. Nessa altura a primeira classe era de trabalho e no final dela devia saber-se ler e escrever correctamente, o que, diga-se, está longe de acontecer na actualidade, mesmo tendo em conta o ensino pré-primário, que se traduz essencialmente num tempo de brincadeira. Não nos interessa questionar aqui as virtudes e defeitos de um ou outro sistema, até porque os tempos são outros, mas regista-se a diferença.

Tendo sido editado há mais de 70 anos, é natural que a grafia de várias palavras seja diferente da actual, nomeadamente na acentuação. Exemplos: mãi, Pôrto, Guimarãis, dêle, cômo, êles, fôr, fôrça, rêgo.

Este livro é o primeiro de uma série dos mesmos autores, portanto com 3 outros manuais correspondentes às segunda, terceira e quarta classes. Refira-se que os demais livros da série, apresentam capas semelhantes mas com diferença na composição das flores e folhas, como abaixo se poderá destrinçar nas imagens que apresento.

romeu_pimenta_1_classe_sn_02

romeu_pimenta_1_classe_sn_03

romeu_pimenta_1_classe_sn_04

romeu_pimenta_1_classe_sn_05

romeu_pimenta_1_classe_sn_06

romeu_pimenta_1_classe_sn_07

romeu_pimenta_3_classe_sn_01

- Nesta última imagem, que se refere à capa do Livro de Leitura para a 3ª Classe, sendo semelhante à que ilustra a capa do livro da 1ª, tem notórias diferenças, nomeadamente no tipo de flor /pétalas abertas e fechadas). Acrescente-se, finalmente, que a ilustração da capa do livro da 1ª classe é também utilizada no livro da 2ª, enquanto que esta ilustração da capa do livro da 3ª classe é repetida no livro da classe seguinte, a 4ª.

Com tempo, trarei aqui à memória os demais livros desta série, dos professores Romeu Pimenta e Domingos Evangelista.

Nota final: Por coincidência, na data em que escrevo este post, no sítio de leilões online, o miau.pt está um livro desta série (da 4ª classe) em leilão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF