Revista TV Guia

revista tv guia_sn1

Em 19 de Agosto de 2008 tivemos oportunidade de recordar aqui uma das emblemáticas revistas dedicadas à programação TV, a Tele Semana, que reinou na década de 70. Quando terminou, por volta de 1979, sucedeu-lhe uma revista similar, a TV Guia, propriedade da RTP e RTC, com um maior formato, com mais cor e um grafismo bem mais apelativo. Tal como a Tele Semana, para além da divulgação da programação televisiva, na altura exclusiva da RTP, abordava assuntos relacionados com o meio da própria televisão, rádio, artes e espectáculos.

A TV GUia, com um percurso de altos e baixos, chegou aos nossos dias, pelo que ainda é publicada. Mantém a temática da programação televisiva mas, reduzida no formato, alargou-se nos assuntos e é considerada uma revista mais generalista. A sua actual tiragem é referida como sendo de 70.000 exemplares, número abaixo do volume obtido nos tempos áureos.

Actualmente a revista TV Guia pertence ao grupo Cofina, proprietária de outras publicações, incluindo o jornal diário "Correio da Manhã", tendo sido adquirida à RTP em 2002,
O exemplar aqui retratado, o Nº 5, datado de 16 de Março de 1979, com uma periodicidade semanal, apresenta um formato sensivelmente A4, com 34 páginas. Custava 15$00.
O director na altura, era o Nuno Vasco. A tiragem era de 60.000 exemplares.

Durante muitos anos a TV Guia tornou-se a principal referência de quem acompanhava a programação da televisão portuguesa e por isso, e pela sua longevidade, é sem dúvida uma das marcas que já faz parte do nosso imaginário, sobretudo dos anos 80.

revista tv guia_sn2

revista tv guia_sn3

Comentários

  1. Caravana do Oeste21/09/11, 20:04

    Será que podias pôr a programação de 2ª a Domingo, é que ando à procura de uma série policial estrangeira que foi transmitida entre 1978 e 1979, que não me lembro do nome?

    Obrigado, por este magnífico blog nostálgico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais provável é que o "Caravana do Oeste já tenha descoberto a série, 11 anos depois, mas o melhor para procucar isso deve ser o arquivo do Diário de Lisboa, que tem os números quase todos, incluindo a página da programação

      http://casacomum.org/cc/diario_de_lisboa/mes?ano=1978

      Eliminar
  2. Caro visitante, com essa indicação é como procurar "agulha em palheiro".
    Veja toda a lista de séries que aqui já foram recordadas.
    Pelo menos tem que dar mais algumas pistas.

    ResponderEliminar
  3. Caravana do Oeste24/09/11, 16:12

    Bom, recordo-me que era um polícia detective, que actuava de preferência sozinho, com múltiplos disfarces e com aparência mais de bandido do que polícia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF