A folha do acer - La feuille d'érable

 

a folha do acer

A partir de um comentário de um nosso visitante, e porque já tínhamos preparado o artigo, hoje trazemos à memória mais uma das emblemáticas séries de TV dos anos 70.


"A folha do ácer", no original em francês "La feuille d'érable".
Esta série dramática, em língua francesa, é composta por 13 episódios de cerca de 60 minutos cada e resulta de uma co-produção das televisões francesa (ORTF), a belga (RTB), a suíça (SSR), e a canadiana (CBC).

Foi exibida originalmente entre 1971 e 1973. A série retrata de certo modo o período colonial francês na Nova França, actual Quebéc - Canadá.
Esse retrato é paralelo  ao percurso da família Bellerose, desde 1535, com a chegada de François Bellerose, que fazia parte da expedição de Jacques Cartier, até Julien Bellerose, último descendente.
Por conseguinte, a série tem uma forte componente histórica com a aventura e odisseia desses primeiros tempos de descoberta e conquista do território até à colonização pelos ingleses.
Com o avançar dos episódios, decorria assim uma interacção das situações familiares com as situações políticas e o próprio processo de construção dessa importante província que ainda hoje, sendo uma das 10 que compõem o Canadá, tem uma personalidade própria e uma identidade muito francesa, desde logo pela língua mãe que mantém.

O argumento, dos anos 60 é de Marie Desmarais.

Recordo-me de esta série ser exibida na RTP ainda a preto-e-branco. Consultando velhas revistas, descobri que primeiro episódio foi para o ar em 4 de Junho de 1974, numa terça-feira, pelas 22:30 horas.
Na altura foi um êxito e toda a malta mais adulta falava da série. Pela distância no tempo, e pelo seu carácter dramático, e pela minha idade de criança, a série não me deixou grandes marcas, pois preferia um estilo mais ligeiro, mais de aventuras de capa-e-espada ou cowboyadas. Seja como for, foi uma série importante.

Todavia, apesar dessa importância e popularidade, as informações em português referentes a esta série são quase nulas e mesmo em francês ou inglês há pouca informação.

Fica assim, mesmo que breve, a memória dessa séria dos anos 70.

Comentários

  1. Também recordo com saudade esta notável série franco canadiana que passou em portugal quando eu tinha apenas 16 anos e tenho procurado vestigios dela por toda a net mas infelizmente não foi editada em DVD pelo que tenho encontrado apenas referências ao titulo original La feuille d'érable. Caso tenha outras informações agradecia que me contacte• elfaria@sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me vagamente, era muito pequena.

    ResponderEliminar
  3. O título veio à minha memória há pouco tempo. Fiquei apreensiva. Não percebia o porquê de me lembrar de um título e não saber o que era. >Pesquisei em livros e nada. Até que me surgiu o seu site e lembrei então essa série dos anos 70. Obrigada por me avivar a mamória.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF