Primeiros Passos – Leituras para a Primeira Classe

 

Hoje trago à memória um belo livro escolar que certamente ajudou na aprendizagem das primeiras letras a muitos dos portugueses que frequentaram a primeira classe da escola primária em meados dos anos 30, por isso, a alunos que hoje têm a bonita idade dos oitenta.

Trata-se do manual “Primeiros Passos – Leituras para a Primeira Classe”, adoptado oficialmente para o ano escolar de 1936-1937, de autoria de Joaquim Tomaz, Chagas Franco e Ricardo Rosa Y Alberty.

A edição que reproduzo é a 7ª, da Livraria Popular de Francisco Franco, da Rua Barros Queiroz – Lisboa.

Tem um formato de 155 x 200 mm e um total de 102 páginas, a maior parte delas com belas  e coloridas ilustrações de autoria de Alfredo Moraes, que de resto ilustrou muitos outros manuais escolares da época.

Este livro é o primeiro de uma série dos mesmos autores. Os outros “irmãos”: “Pouco a Pouco” – Livro de leitura para a 2ª classe, “Mais Adiante” – Livro de leitura para a 3ª classe e “Finalmente” – Livro de leitura para a 4ª classe. Deste conjunto falta na minha estante o exemplar relativo à 2ª classe. Com tempo, conto conseguir encontrá-lo e reunir a família.

 

primeiros passos sn_1

primeiros passos sn_2

primeiros passos sn_3

primeiros passos sn_4

primeiros passos sn_5

primeiros passos sn_6

primeiros passos sn_7

primeiros passos sn_8

primeiros passos sn_9

primeiros passos sn_10

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF