Fogões Portugal

 

 

Entre o primeiro e o segundo cartazes publicitários aos fogões  da Fábrica Portugal, decorrem sensivelmente 30 anos (anos 40 e anos 70).
As informações disponíveis na Web são escassas, pelo que em concreto nada sabemos desta marca, se ainda existe ou mudou.
Sabe-se, sim, que apesar de novas tecnologias associadas aos modernos fogões, ainda continuam populares os modelos mais convencionais, incluindo os fogões a lenha, de que destaco uma marca da minha região, a "Oliveirinha", que de resto é presença habitual na montra de prémios do concurso da RTP "O Preço Certo".

Do mundo dos fogões, é também muito popular e já com uma longa história, a marca Meireles.


Resta dizer que para além da sua função de cozinharem, de cujas fornalhas saem excelentes assados ou bolos (eu que o diga, pelos fogões existentes nas casas de minha mãe e minha sogra),  são excelentes para aquecimento, substituindo na perfeição os recuperadores em lareiras ou salamandras.

 

fogoes fabrica portugal sn1

fogoes fabrica portugal sn2

Comentários

  1. Olá bom dia.
    A Fábrica Portugal já não existe.
    Era no Sabugo, Sintra e encerrou à cerca de 15 anos, mais um valor que se perdeu.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite!

    A fabrica de Fogões Portugal esteve instalada dos anos 40 até aos finais dos anos 60, no Bairro de Arroios em Lisboa.

    Estáva limitada pela Rua Frei Francisco Foreiro, Regueirão dos Anjos(onde estáva situada a entrada das oficinas - frente do Beco da Maria Luísa) e pela Rua Febo Moniz - onde estavam serviços administrativos e uma loja de venda ao público.

    Este espaço é onde está instalado o Banco de Portugal

    Posso ainda acrescentar que a empresa também fabricava mobiliário metálico e era reconhecida a qualidade da sua esmaltagem.

    Em casa dos meus pais (vivi a 50 m da entrada da fábrica) havia um fogão "Gastex" ali fabricado, que durou 45 anos e que embora , por dentro já se estivesse a desfazer, por fora, parecia novo.

    Cordiais Saudações

    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora fora do pais lembro-me bem da famosa Fabrica Portugal.
      Mantenho imensas recordacoes, meu pai foi empregado nela por muitos anos, eu proprio fui la desenhador.

      Sinceramente

      Eliminar
    2. Filomena Sousa Luís04/12/13, 15:08

      Tenho um com aproximadamente 30 anos e sem um risquinho no esmalte, apesar do muito uso. Recentemente veio um técnico fazer a inspecção obrigatória ao gás, teve que anotar na ficha a marca de todos os equipamentos e suspirou: "Já não se fazem destes."

      Eliminar
  3. Tenho um fogão a gás da fábrica Portugal de quatro bicos . Por erro meu estraguei um bico, mas os outros três trabalham impecavelmente. Procuro esse bico para substituir.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF