Adelino Amaro da Costa

 Fosse vivo e Adelino Amaro da Costa (Algés, 18 de Abril de 1943 — Camarate, 4 de Dezembro de 1980)  faria hoje 70 anos de idade.

Quiz o destino e um qualquer assassino (por conta própria ou a mando de outros – dizem que da CIA) que o então ministro da Defesa morresse permatura e tragicamente no conhecido atentado de Camarate, em 4 de Dezembro de 1980, em que também sucumbiu o grande político, Francisco Sá Carneiro, então primeiro-ministro de Portugal.
Nesse atentado, logo após descolar para uma viagem em direcção ao Porto, despenhou-se o avião ligeiro Cessna na sequência de uma explosão no seu interior. Morreram ainda, para além dos dois tripulantes, Maria Pires, esposa de Amaro da Costa, Snu Abecassis, companheira de Sá Carneiro e ainda António Patrício Gouveia, chefe do gabinete do primeiro-ministro. Foram, pois, sete as vítimas deste atentado que muitos teimam defender como tendo sido apenas um infeliz acidente.
Para recordar a data e a figura de Adelino Amaro da Costa, deixamos aqui um cromo da caderneta Figuras & Figurões, com estilo de caricatura.

adelino amaro da costa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF