Maria de Lurdes Pintassilgo – A senhora ministra

 

maria de lurdes pintassilgo sn1

Passam hoje 34 anos (1 de Agosto de 1979) sobre a tomada de posse de Maria de Lurdes Pintassilgo como primeiro-ministro de Portugal depois de ter sido indigitada pelo então presidente da República, Ramalho Eanes, em 19 de Julho do mesmo ano. Seria, no entanto, uma tarefa fugaz já que esteve pouco mais de 5 meses a liderar o V Governo Constitucional, exercendo a função apenas até 3 de Janeiro de 1980.  Na lista de chefes-de-governo, ocupou o cargo depois de Mota Pinto e antes de Sá Carneiro.

Bastou, porém, essa curta passagem para se tornar então a terceira mulher na Europa a desempenhar a função de chede de um Governo, depois da croata Savka Dabčević-Kučar  e de Margaret Thatcher, a inglesa que ficou conhecida como a “dama de ferro”, recentemente falecida (8 de Abril de 2013).

Dizem que (…foram características da sua acção governativa, uma liderança dialogante, bem como a manifesta preocupação de justiça social que trespassou a produção legislativa daquele período. - wikipédia)

Não só por esta presença no Governo, como por toda a sua ampla acção e cidadania em diversos sectores da vida pública portuguesa, esta mulher está justamente entre as grandes figuras do séc. XX.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF