Toni - Benfica

 toni_benfica_cromo_19

Está hoje de parabéns, Toni, nascido António José Conceição Oliveira, em Mogofores - Anadia, há 67 anos – 14 de Outubro de 1946.

Toni é conhecido por ter sido um dos grandes futebolistas do S.L. Benfica na década de 70. Na realidade foi contratado pelo clube lisboeta no ano de 1968, à Académica de Coimbra onde se destacou. Foi, naturalmente, jogador da selecção nacional de futebol, tendo somado 33 internacionalizações.
Depois de terminada a carreira de futebolista, em 1981, enveredou pela profissão de treinador, iniciando-se como adjunto do sueco Sven-Goran Eriksson no próprio Benfica, sendo que ao serviço do mesmo clube foi treinador principal por diversas vezes, chegando mesmo a ser campeão nacional (época de 93/94). Foi também treinador de outros clubes, incluindo alguns estrangeiros, como o Bordéus – França e Sevilha – Espanha e alguns outros clubes menores, o último dos quais, o Tractor, no Irão. À data, é interveniente em alguns programas televisivos  de comentário e análise de futebol.
De referir que quase em final de carreira, Toni, numa curta experiência de alguns poucos meses (Primaveira/Verão de 1977), deu uns toques na equipa do Las Vegas Quicksilver, nos Estados Unidos da América, na altura, como agora nas Arábias, uma espécie de paraíso para alguns jogadores aumentarem o seu pecúlio financeiro em fase final de actividade.

Quando se traz à memória os grandes nomes do futebol benfiquista dos anos 70, surge ainda o inevitável Eusébio mas também e indiscutivelmente o de Toni, entre outros, como Torres, Néné, Artur Jorge, Vitor Baptista, Chalana, Jaime Graça, Bastos Lopes, Artur, Alhinho, João Alves, Pietra, Shéu, José Henrique, Bento, etc, etc.

Como simples tributo a este grande nome do futebol português,  publica-se abaixo alguns dos muitos cromos de Toni que fazem parte de inúmeras colecções de cromos.

toni_benfica_cromo_00

toni_benfica_cromo_01

toni_benfica_cromo_02

toni_benfica_cromo_04

toni_benfica_cromo_05

toni_benfica_cromo_06 

toni_benfica_cromo_07

toni_benfica_cromo_08

toni_benfica_cromo_18

toni_benfica_cromo_09

toni_benfica_cromo_10

toni_benfica_cromo_11

toni_benfica_cromo_12

toni_benfica_cromo_13

toni_benfica_cromo_14

toni_benfica_cromo_15

toni_benfica_cromo_16

toni_benfica_cromo_17

Comentários

  1. Adorei este belo artigo sobre o grande jogador Toni. Um jogador esforçado, lutador, duro mas leal. Muita gente não sabe mais um pormenor da grandeza humana deste grande HOMEM. Ele na sua grande humildade, nunca o conta e os especialistas no futebol nacional desconhecem ou ignoram. Vamos aos factos: Num jogo realizado na Luz (antes do 25 de Abril- logo no início da década de 70) em que o Benfica jogou mal, terminou com um resultado negativo, juntou-se a isso uma arbitragem infeliz e com se costumava dizer houve "mosquitos nas cordas" e invasão do relvado. Todos fugiram, com o árbitro a ser cercado e a correr risco de vida sendo salvo pelo grande Toni que com a sua grande personalidade e humanismo o protegeu da ira da multidão. Esta conduta exemplar valeu-lhe a MEDALHA DE MÉRITO DESPORTIVO. Uma abraço, grande TONI!!

    Muito parabéns para os autores/administradores deste excelente Blogue.

    António Duarte Rodrigues- Santarem
    e-mail: dtantoniorodrigues@hotmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF