O rebelde desconhecido

 

image

Passam hoje 25 anos ( 5 de Junho de 1989) sobre o emblemático frente-a-frente entre um manifestante chinês e uma coluna de tanques de guerra, no decurso do que ficou conhecido como o Protesto na Praça da Paz Celestial (Tian'anmen) – China.

O homem, que ficou popularizado como Tank Man, ou mesmo como “rebelde desconhecido” tornou-se popular com as fotografias que correram mundo, mas sobre a sua identidade e destino permanece um profundo mistério. Há quem refira que terá sido preso e executado dias depois mas também há quem afirme que ainda se encontra vivo. A verdade é que lendo e analisando o assunto em diversas fontes, não há certezas de nada, mas a ter em conta os procedimentos do então regime, infelizmente o mais provável é que tenha mesmo sido preso e executado.

Certo é que as fotografias tornaram-se emblemáticas e retratam ainda hoje a luta corajosa de um homem face à prepotência e força de um regime totalitário e tiránico. O mais provável é que tenha pago essa coragem, essa ousadia, com a própria vida, mas decorrido um quarto de século não há dúvidas que esse testemunho terá contribuído em larga medida para as mudanças que aos poucos acabaram por ocorrer no regime e na sociedade chinesa. Certamente que por isso, apesar do mistério sobre a sua identidade, a revista Time, em Abril de 1998, integrou-o na lista das 100 personalidades mais influentes do século XX.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF