Postcrossing – Partilha de postais

image

O cartão-postal, bilhete-postal ou simplesmente postal, é uma simplificação da carta. Trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e na outra alguma imagem.

A vantagem dos postais, como também são conhecidos, é o porte de valor inferior ao das cartas comuns e a dispensa do uso do envelope tornava a correspondência mais fácil e mais barata.
Os primeiros cartões-postais emitidos (hoje conhecidos como inteiros–postais) eram de monopólio oficial e já vinha selados. Com o decorrer dos anos outros países passaram a autorizar as indústrias a imprimirem cartões-postais para circularem pelos correios depois de serem devidamente selados no valor do porte fixado. [fonte: wikipedia]
 
Para quem gosta de postais e de os coleccionar, nos seus mais diversos temas, e são muitos, o Postcrossing, um projecto de portugueses, é um excelente serviço que agiliza e permite a partilha de postais físicos um pouco por todo o mundo. O projecto tem sido um sucesso e isso constata-se pelos milhares de utilizadores dispersos pelo mundo inteiro.
Sobre o Postcrossing:
O projecto
O objectivo deste projecto é permitir a qualquer pessoa receber postais de todo o mundo, gratuitamente. Ou quase. A regra base é: se enviar um postal, irás receber um de volta, de um outro postcrosser algures no mundo.
Porquê? Porque, tal como o fundador do projecto, existem muitas pessoas que gostam de receber correio.

O factor surpresa de receber postais de diferentes sítios do mundo (muitos dos quais provavelmente nunca se ouviu sequer falar) pode tornar uma simples caixa de correio num pequena caixa de surpresas - e quem não gostaria disso?
Como funciona?
Primeiro, a versão simplificada:
  1. pedir uma morada no site
  2. enviar um postal para essa morada
  3. esperar para receber um postal
  4. registar o postal que se recebeu
O primeiro passo é pedir uma morada de outro utilizador para onde se deverá enviar um postal. Irá receber uma morada por email, em conjunto com um ID (ex: PT-567) que identifica univocamente esse postal no sistema. 
Depois, deverá enviar o postal sem esquecer de escrever o ID do postal que lhe foi dado - isso irá permitir à pessoa que o vai receber registá-lo neste website.
Isso irá tornar a morada da pessoa que enviou o postal na próxima a ser seleccionada quando alguém pedir uma morada.

Pode ter até 5 postais a viajar em simultâneo, e cada vez que um postal que enviou for registado, pode pedir outra morada.

[fonte: Postcrossing]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF