Leite Condensado PRIMOR – Martins & Rebello

 

leite_primor

Cartaz publicitário de 1949 ao leite "PRIMOR".


Esta marca está associada à empresa Martins & Rebello, fundada em Lisboa em 1906 por António Cardoso Rebelo e Alfredo Martins, cuja actividade principiou com a comercialização da manteiga "União". Logo nesse ano a empresa instalou a sua produção em Pinheiro Manso - Vale de Cambra.


A empresa foi crescendo e diversificando os seus produtos lácteos, produzindo tanto manteigas como queijos e leite, incluindo o famoso achocolatado e pelos anos 60 era já considera a maior e mais importante empresa de lacticínios de Portugal, concorrendo com empresas como a Nestlé, sediada em Avanca, Lacticínios MAF e lacticínios SUIL, ambas do concelho de Vila da Feira (actual Santa Maria da Feira), todas relativamente próximas. Chegou a ter ao seu serviço 700 empregados no que demosntra a sua vitalidade.


Como lugar comum a muitas grandes empresas da época, as décadas seguintes trouxeram alterações nos mercados, novos concorrentes, novas exigências legais e alterações profundas no sector de produção agrícola e leiteiro decorrentes da entrada de Portugal na Comunidade Europeia, pelo que a Martins & Rebello entrou em queda e faliu no início do séc. XXI (2001). Todavia, pelo seu prestígio e história, a marca foi recuperada e continuada pela INDULAC - Indústrias Lácteas, S.A., esta fundada em 1988 por um familiar de António Cardoso Rebello, estando localizada na freguesia de Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis, município vizinho de Vale de Cambra.

Sobre a marca Martins & Rebello, para além de outros produtos lácteos como leite em pó, manteiga e margarina, são produzidos e comercializados vários queijos de qualidade reconhecida tanto nacional como internacionalmente, nomeadamente o Côvo e o Alvelhe.

Comentários

  1. A minha recordação de infância da marca PRIMOR é a do leite em pó.
    Ao contrário do que está no post, a marca é actualmente da Lactogal.

    ResponderEliminar
  2. Trabalhei na Martins & Rebello, por isso posso esclarecer que a Lactogal ficou com a marca Primor, da qual só tenho visto manteiga.

    ResponderEliminar
  3. Olá, alguém sabe onde comprar leite em pó Primor, na zona da cidade de Lisboa? Nunca vi nos hipermercados habituais. Obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF