Deep Blue vence Kasparov



Neste mesmo dia de  11 de Maio, mas no ano de 1997, por isso quase a completar duas décadas, o famoso campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov,  foi derrotado pelo Deep Blue, um computador desenvolvido pela IMB para defrontar o campeão russo. Antes, porém, em 1996, Kasparov levara a melhor sobre a mesma máquina o que levou os técnicos a uma profunda alteração que viria a dar frutos um ano depois. 
Diz-se que na sua memória, o Deep Blue integrava uma base de dados com mais de 700 mil partidas de mestres e grandes mestres do popular jogo de tabuleiro.

A vitória da máquina sobre o homem não escapou, todavia, a alguma polémica, já que os técnicos da IMB se recusaram a fornecer alguns dados solicitados pelo jogador russo, desconfiado de ter havido intervenção humana nas decisões de jogo do Deep Blue.
Seja como for, o evento de certa maneira marcou a importância e a capacidade do computador e nos nossos dias é inquestionável o seu poder e lugar na sociedade em todas as vertentes, da científica e industrial até ao desporto e lazer..

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF