Coca-Cola…a tal

 

coca-cola_1977_2

Cartaz publicitário à bebida Coca-Cola. Publicado em Setembro de 1977.

A história da distribuição da Coca-Cola em Portugal teve um início atribulado pois apesar de já em 1928 o poeta Fernando Pessoa lhe ter criado o slogan, “Primeiro estranha-se. Depois entranha-se”, a bebida acabou por ser proibida pelas autoridades. Só uns anos depois da revolução do 25 de Abril de 1974 é que o famoso e popular refrigerante foi novamente reintroduzido no nosso país, precisamente em 4 de Julho de 1977. É, pois, desse ano, o cartaz acima publicado, impresso em várias revistas da época anunciando o seu lançamento.

A bebida Coca-Cola dispensa apresentações e apesar de reconhecidamente prejudicial a uma alimentação saudável, continua a ser das mais consumidas a nível global, contribuindo em muito para uma dependência por refrigerantes e seus efeitos nocivos na saúde, sobretudo nas camadas mais jovens. Apesar disso, as entidades nacionais e mundiais de saúde pouco ou nada fazem para reduzir os níveis de açúcar e outros ingredientes pouco ou nada saudáveis. Para tentar combater estes pressupostos e ficar menos mal na fotografia, a Coca-Cola tem introduzido no mercado variantes, como Coca-Cola Light, Diet, Zero e Light Lemon, etc, mas não são mais do que tretas do marketing, porque para compensar a supressão ou diminuição de alguns ingredientes, adicionam-se outros por vezes de efeito mais nocivo.

Apesar dos efeitos nocivos, mesmo que seja um bom limpa-canos, a Coca-Cola é de facto uma das marcas com maior impacto e reconhecimento mundial.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF