Os Três Duques - "The Dukes of Hazzard"


Embora tardiamente, hoje trago à memória uma das emblemáticas séries de televisão, precisamente "Os Três Duques", no original "Dukes of Hazzard", com origem nos Estados Unidos e produzida pela CBS. 
A série original desenrolou-se em 147 episódios ao longo de sete temporadas entre 1979 e 1985. Estreou em 26 de Janeiro de 1979 e foi exibida até 8 de Fevereiro de 1985.

O enredo da série era muito básico mas repleto de situações engraçadas, por isso num estilo de comédia. Basicamente as histórias, que raramente tinham continuidade para o episódio seguinte (mas também), giravam em torno da família Duke composta pelo ancião tio Jesse (Denver Pyle) e os seus três sobrinhos e primos entre si, Bo Duke (John Schneider), Luke Duke (Tom Wopat) e a bela Daisy Duke (Catherine Bach). Para além destas personagens, tão principais quanto elas, desfilavam o chefe da polícia e de todo o condado de Hazzard o chefe  J. D. Hogg (Sorrel Booke), o xerife e seu cunhado  Rosco P. Coltrane e os ajudantes deste Enos e Cletus e ainda com muita frequência o mecânico amigo dos Dukes, Coater.

Com todas estas principais personagens e o não menos importante General Lee, o carro cor-de-laranja dos Dukes, um Dodge Charger de 1969, os episódios desenrolavam-se com perseguições de carros, invariavelmente entre os polícias e os primos  Dukes bem como todas as tramóias do J.D. Hogg, em certa medida o personagem principal, sempre a arranjar formas desonestas de prejudicar e prender os primos.

Esta série foi exibida originalmente em Portugal na RTP, ainda a preto e branco e mais tarde por outros canais.
Como não podia deixar de ser devido à sua popularidade, a série teve outras posteriores versões incluindo em filme.

À data em que escrevo estes apontamentos, a série está a passar na RTP Memória, por volta das 21:00 horas.
No Youtube facilmente se encontram episódios bem como o tema de abertura.

Comentários

  1. Não sei se mais tarde foi exibida por outros canais nem me lembro quando os meus pais compraram uma televisão a cores mas foi exibida originalmente em Portugal na RTP e já a cores. Com certeza um pequeno erro que surgiu na escrita.

    ResponderEliminar
  2. Anda a dar mais uma vez na RTP Memória. O meu comentário anterior estava um pouco complicado. A televisão a cores em Portugal começou em 1980 e embora a série tenha começado em fins de '70 deu cá mais tarde já a cores.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF